quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inscrições para o Projovem Urbano abertas até 17 de maio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas até segunda-feira, dia 17 de maio, para o Projovem Urbano, mais uma ação do Programa Trilha. Esta linha do Trilha é desenvolvida pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. O Programa é destinado a jovens e trabalhadores/as com idade entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e estão fora da escola.

Estão sendo oferecidas 9.600 vagas em 38 municípios; destes, 37 foram incluídos na ação Projovem Urbano agora em 2010, numa estratégia de ampliação da oferta, principalmente nos Territórios de Identidade Recôncavo, Oeste Baiano, Bacia do Rio Corrente e Extremo Sul, não contemplados em 2009. Com isto, a ação atingirá 75 municípios baianos. O Programa tem duração de 18 meses, possibilita a conclusão da oitava série do ensino fundamental, oferece curso de qualificação profissional, aulas de informática e bolsa auxílio de R$ 100 por mês.

As inscrições estão sendo realizadas nas Unidades Escolares da Rede Estadual das cidades participantes (veja lista de municípios abaixo). Para se inscrever, é preciso apresentar aos agentes de matrículas, nas unidades ou Direcs, os originais e cópias: RG, comprovante de residência, histórico escolar. No caso dos alunos não terem histórico escolar, é aplicado o teste de proficiência. Através deste teste, será comprovado se o estudante está apto para participar do Programa.

O Projovem Urbano oferece 12 cursos de qualificação profissional ministrados na Rede Estadual de Ensino, além de aulas de informática. Os cursos são: Agroextrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Joalheria, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Madeira e Móveis, e Vestuário.

Ao concluir um destes cursos, o estudante poderá continuar sua formação e qualificação profissional, por meio dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede de Educação Profissional do Estado. Ao todo, são ofertados 69 cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (PROEJA), com quase todos os eixos tecnológicos indicados pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos técnicos de nível médio são ofertados em alinhamento com as demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, de maneira que, ao concluir o curso técnico de nível médio, o/a estudante tenha maiores chances de adentrar no mundo do trabalho.


Cidades com inscrições abertas:

Iaçu - Morro do Chapéu - Macaúbas - Barra - Ibotirama - Bom Jesus da Lapa - Santa Maria da Vitória - Barreiras - Sento Sé - Cícero Dantas - Euclides da Cunha - Camacã - Una - Eunapólis - Itamaraju - Porto Seguro - Mucuri - Teixeira de Freitas - Poções - Cândido Sales - Itambé - Itororó - Brumado - Cruz das Almas - Maragojipe - Santo Antônio de Jesus - Nazaré - Santo Amaro - São Francisco do Conde - São Sebastião do Passe - Entre Rios - Mata de São João - Santo Estevão - Amélia Rodrigues - Santa Bárbara - Tucano - Capim Grosso e Paulo Afonso.

2 comentários:

  1. Boa Tarde gostaria de saber na Cidade de Mucuri onde esta sendo feito a inscricao para o cursos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Vera,

    As inscrições já foram encerradas. Novo processo seletivo deverá ser aberto no final do ano para o ano de 2011.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir