sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Filme sobre Cuíca de Santo Amaro é indicado como base para ações pedagógicas na Educação Profissional

Os estudantes da Educação Profissional terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de José Gomes ou simplesmente Cuíca de Santo Amaro, poeta que foi considerado o maior trovador da Bahia por Jorge Amado. O filme documentário sobre Cuíca de Santo Amaro começará a ser exibido no dia 23 de agosto em Salvador. De 15 de agosto até o final de novembro estará em cartaz em  29 cidades do interior, cobrindo todos os Territórios de Identidade da Bahia, incluindo cidades onde estão instalados Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional. 

Além do filme documentário, a programação inclui o lançamento do DVD com cinco extras e material pedagógico, lançamento do livro “A Verve de Cuíca”, recital de poesia popular e debate com os realizadores, num formato que será repetido no circuito alternativo de exibição de filmes em Centros de Cultura e universidades como UFRB e UNEB

A participação de estudantes em eventos como estes é estimulada pela Rede Estadual de Educação Profissional por meio da inovação e diversificação dos currículos escolares, promovendo acesso dos mesmos ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. O filme, inclusive, é indicado como uma referência para o desenvolvimento de ações pedagógicas pelos estudantes na medida em que a vida e obra de Cuíca de Santo Amaro remete a valores como a solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social; valores que permeiam a Educação Profissional da Bahia.


Cuíca de Santo Amaro era denominado por muitos de “O poeta mais temido da Bahia”. E isso não é difícil de entender. Por meio dos mais de mil cordéis que escreveu e produziu, entre 1930 e 1963, Cuíca de Santo Amaro divulgava fatos do cotidiano e sempre presentes na história da humanidade. Com firmeza, simplicidade, verdade, ele criticava políticos e as mazelas sociais, ao ponto de desafiar os poderosos e consagrar-se uma referência popular. 


A sensibilidade e genialidade de Cuíca de Santo Amaro eram marcantes no humor, na irreverência, na manifestação livre do pensamento, ao ponto de ser transformado em personagem dos romances Pastores da Noite e A morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado que descreveu Cuíca como uma “organização: escreve seus versos, manda imprimi-los, desenha ele mesmo os cartazes de propaganda que conduz sobre os ombros, vende folhetos com os poemas e canta os melhores versos para atrair a freguesia”.  


Josias Pires, que dirigiu o filme documentário juntamente com Joel de Almeida, disse que “Cuíca é um personagem tão rico que muitos outros filmes e livros terão que ser feitos sobre ele... Cuíca de Santo Amaro é arauto. O anunciador. O anjo torto, da boca torta, poeta livre desancando a hipocrisia. A vida privada nas ruas. A verdade que sai da boca dos becos, dos subterrâneos”.

Acompanhe a programação no interior e programe-se


Agosto


Dia 15 – Santo Amaro / Teatro D. Canô
Dia 16 – Cruz das Almas / Auditório da UFRB
Dia 17 – Cachoeira / Auditório da UFRB
Dia 21 – Santo Antonio de Jesus / UNEB
Dia 22 – Camaçari / Teatro Municipal Alberto Martins
Dia 24 – Juazeiro / Centro de Cultura João Gilberto
Dia 26 – Senhor do Bonfim / Centro Cultural Ceciliano de Carvalho
Dia 27 – Jacobina / UNEB
Dia 29 – Irecê / UNEB
Dia 30 – Feira de Santana – Plexcine


Setembro


Dia 04 – Itabuna /
Dia 05 – Ilhéus / Tenda do Teatro Popular de Ilhéus – Romualdo e Tânia / Cineclube
Dia 06 / 12 Setembro – Ilhéus – Salas de cinema
Dia 09 – Mutuípe / Centro de Cultura
Dia 11 – Valença / Centro de Cultura
Dia 13 / 19 – Porto Seguro – Salas de cinema
Dia 20 / 26 – Teixeira de Freitas - Cinema
Dia 25 – Vitória da Conquista / Centro de Cultura
Dia 26 – Jequié / Teatro Municipal

Outubro


05 de Outubro – Rio de Contas / Espaço Nordeste
Dia 06 – Lençóis / Casa Afrânio Peixoto / UEFS
Dia 08 – Itaberaba / UNEB
Dia 10 - Lauro de Freitas / Centro de Cultura
Dia 22 – Barreiras / UNEB
Dia 23 – Bom Jesus da Lapa / UNEB
Dia 24 – Caetité / UNEB
Dia 25 – Guanambi / UNEB
Dia 30 – Paulo Afonso . UNEB


Novembro


Dia 25 – Serrinha / UNEB
Dia 26 - Alagoinhas / Centro de Cultura

Saiba mais sobre o filme

 
http://cadernodecinema.com.br/blog/cuica-o-desconstrutor/
http://www.docdoma.com.br/cuicadesantoamaro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário