sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dieese apresenta dados estratégicos para a Educação Profissional da Bahia

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresenta hoje  (dia 29), o resultado de dados estratégicos levantados sobre a Educação Profissional no Estado. Aberto ao público, o Seminário de Apresentação de Metodologia e Dados Estratégicos para a Educação Profissional da Bahia acontece na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), no CAB, das 9 às 18h, com a participação de diferentes atores sociais e representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Secretaria de Planejamento do Estado, IBGE, dentre outros. 

CETEP Bacia do Rio Corrente promove III Mostra da Educação Profissional

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP) participam hoje (dia 29) do projeto CETEP em Ação: III Mostra dos Cursos Técnicos da Educação Profissional, durante a III Feira Agropecuária de Santa Maria da Vitória. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CEEP Álvaro Melo Viera comemora 73 anos

O Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (CEEP), em Ilhéus, completa 73 anos. O antigo Centro Educacional Álvaro Melo Vieira foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional, em 2011, em atendimento à reivindicação de diferentes atores sociais do Território de Identidade do Litoral Sul. Com a transformação, o CEEP ampliou a oferta de cursos técnicos de nível médio proporcionando maiores oportunidades de qualificação e formação profissional aos jovens e trabalhadores mantendo a tradição de qualidade educacional construída nestas sete décadas de existência. 

Funceb inscreve para concurso da Orquestra Sinfônica

‘Concurso Osba 30 Anos - Residência Artística’ é uma das ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas para celebrar os 30 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto e o texto do edital e seus anexos estão aqui. A iniciativa é da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Teatro Castro Alves (TCA).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Livro aborda “Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”

“Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. Este é o nome do livro lançado pela Editora Moderna durante o Fórum Social Mundial, que reúne debates e reflexões e contribuições sobre a atualização das Diretrizes da Educação Profissional Técnica (EPT) de Nível Médio no país. O livro está disponível para download no endereço eletrônico (clique aqui)

Estudantes da Educação Profissional apresentam ações pedagógicas no Festsol de Itororó


Aproveitando o momento junino e o grande fluxo de turistas na cidade, os estudantes dos cursos técnicos do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (Cetep), localizado em Itororó, participam hoje (dia 22), do Festival da Carne do Sol (Festsol), realizada na praça principal. O objetivo é apresentar ações pedagógicas desenvolvidas por eles, tecnologiais sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, além de prestar orientações sobre questões como cuidados com a saúde e orçamento familiar.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Inscrições para o Projovem Urbano/Trilha até 15 de junho

Terminam na próxima sexta-feira (dia 15), as inscrições para o Projovem Urbano/Trilha, da Secretaria da Educação do Estado. São ofertadas 3 mil vagas de qualificação profissional em: Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Telemática, Construção e Reparos I e Metalmecânica. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudantes da Educação Profissional desenvolvem tecnologias sociais que beneficiam o meio ambiente


No mês em que se comemora o Dia mundial do meio ambiente, estudantes dos Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional demonstram como é possível contribuir para um mundo melhor, com maior qualidade de vida e ações sustentáveis de proteção à natureza. Eles desenvolvem tecnologias sociais, de baixo custo, que beneficiam a comunidade e, sobretudo, o meio ambiente.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

II Fórum Mundial de EPT: Estudantes dos Centros Estaduais de Educação Profissional ensinam como aproveitar lixo eletrônico

Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional continuam demonstrando no II  Fórum Mundial de EPT, em Florianópolis, uma série de tecnologias sociais, de baixo custo, sustentáveis, que beneficiam as comunidades dos locais onde vivem. Na mostra de pôsteres realizada ontem (dia 31), os participantes aprenderam sobre reaproveitamento do lixo tecnológico por meio do projeto Metareciclagem apresentado pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP). O professor do curso técnico de Informática, Toni Carvalho, explicou que os estudantes separam diversos computadores quebrados, extraem deles as peças que ainda funcionam e remontam em um só computador que é doado para associações da comunidade. 

II Fórum Mundial de EPT: Instituições públicas mostram como impulsionam formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores na Bahia

A Educação Profissional da Bahia está representada no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica por instituições parceiras que impulsionam a oferta de cursos técnicos no Estado. Além da Rede Estadual, também participam do evento, o IF Bahia e o IF Baiano que, juntos, demonstram o fortalecimento da rede de Educação Profissional da Bahia. São instituições que dão oportunidade de formação e qualificação profissional, aumento de escolaridade e contribuem para a inserção cidadã de jovens e adultos no mundo do trabalho.