segunda-feira, 28 de junho de 2010

Educação Profissional beneficia mais de mil jovens no Território do Recôncavo

O Território do Recôncavo que, até o início 2007, não contava com oferta de Educação Profissional, foi um dos mais beneficiados com a expansão dessa modalidade de ensino pelo Governo do Estado. Nos últimos três anos e meio, já foram ofertadas cerca de 1.700 vagas em cursos técnicos de nível médio nas áreas de Comércio, Agropecuária, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Recursos Pesqueiros, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Informática, Programação de Jogos Digitais e Agroecologia.

Os cursos, oferecidos nas cidades de Santo Amaro, São Sebastião do Passe, Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, são voltados a atender às demandas do Território, de maneira que os jovens e trabalhadores possam ser beneficiados com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, tendo mais chances de inserção no mundo do trabalho e de permanecerem nos seus locais de origem.

Em Santo Antônio de Jesus, o Governo do Estado inaugurou, no último dia 11 de junho, o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Recôncavo, que recebeu mais de R$ 3 milhões em investimentos, recursos oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual.

O Cetep do Recôncavo tem uma área construída de 1.797 m², duas salas de aula, laboratórios de Pirotecnia-montagem, Pirotecnia-bombas, Pirotecnia-cartonagem, Informática, Beneficiamento de Café, Beneficiamento de Caju, Beneficiamento de Laticínios, Química e Empresa Júnior. Conta, ainda, com sete salas administrativas, um Centro de Processamento de Dados (CPD) e uma Biblioteca.

Avanços - As cerca de 1.700 vagas ofertadas no Território do Recôncavo integram as 40 mil matrículas de Educação Profissional. Esse número representa um avanço de 1.000% na oferta de vagas se comparado ao início de 2007, quando o Estado oferecia apenas 4.016 vagas para toda a Bahia. Com a criação do Plano de Educação Profissional da Bahia, o Estado já implantou 27 Centros Territoriais de Educação Profissional e 8 Centros Estaduais, além de contar com 140 unidades escolares ofertando Educação Profissional em todos os Territórios de Identidade.

5 comentários:

  1. Bom dia, já tentei por duas vezes efetuar a minha inscrição no Programa de cursos gratuitos do Estado - Educação Profissional, mas o sistema não completa. O que devo fazer?
    Sou Maria Luisa de Alcantara Tavares, tentei inscrição para o curso de Administração em Salvador. Primeiro tentei pelo site do ibahia.com e hoje através do www.educacao.estudantes.ba.gov.br , mas, infelizmente, não obtive sucesso.
    Agradeço informações se possível.

    ResponderExcluir
  2. Olá,estou com o mesmo problema que a colega comentou a pouco.
    Já tenho dois dias tentando me inscrever,porém não estou obtendo sucesso,a inscrição online não completa,aparece um informe de erro no sistema e os dados não são salvos.
    Gostaria de obter alguma resposta sobre o problema.
    ass:Amauri
    email:amauri184@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  3. Continuo com problemas para concluir a inscrição. O site não completa. Já estou na minha quinta tentativa. O que está acontecendo?
    tavaresluisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezad@s!

    Para efetuar a inscrição, os/as senhores/as devem acessar o Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e clicar ou na matéria relacionada ao tema ou no banner intitulado "Inscrições online, Educação Profissional". Caso encontrem maiores dificuldade, por favor, entrem em contato pelo e-mail: sorteiosuprof@sec.ba.gov.br

    Atenciosamente,

    Equipe Técnica Suprof

    ResponderExcluir
  5. Prezad@s!

    Para fazer as inscrições, o/a candidato/a deverá usar os seguintes navegadores que estão habilitados para o sistema: FireFox , versão 3 ou superior e Internet Explorer, versão 6 ou superior.

    Atenciosamente,

    Equipe Técnica Suprof

    ResponderExcluir