sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O líder de classe destaca a importância do CEEP Semiárido para os estudantes da região

Motivados pela Secretaria da Educação do Estado para contribuir com a gestão participativa nas escolas, os líderes de classe resolveram soltar a voz e mostrar o que estão fazendo para mobilizar seus colegas em prol da melhoria da educação nas suas escolas, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CEEP Itabuna realiza Festival Gastronômico

Foto: Claudionor Jr - Ascom/ Educação
Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde- CEEP Itabuna – realiza, nesta sexta-feira (27), o VI Festival Gastronômico. O evento acontece, a partir das 18h, no Espaço Terceira Via Hall, em Itabuna, e tem como tema “África de Cores e Sabores”, com pratos típicos de Cabo Verde, Senegal, Moçambique, Marrocos, Costa do Marfim, Nigéria, Angola e África do Sul.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia Nacional do/a Doador/a de Sangue


Projeto que incentiva a entrada de jovens no mercado está na Assembleia Legislativa

Foto: Manu Dias - Secom/Bahia
O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, encaminhou à Secretaria das Comissões os projetos de lei do Executivo estadual referentes ao Primeiro Estágio, Primeira Experiência Profissional e a Bolsa Permanência. As medidas ampliam as ações do programa Educar para Transformar e visam facilitar o acesso de alunos egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho, além de promover a manutenção de estudantes de baixa renda nas universidades estaduais.

Estudante dirige Núcleo Regional por um dia

A estudante Beatriz Sena, do Curso Técnico em Administração, do Centro Territorial De Educacao Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, vencedora do I Concurso de Redação do NRE 06, teve na terça-feira (24/11), a experiência de dirigir, juntamente com a a diretora Flordolina Angelica de Andrade, o Núcleo Regional de Educação de Valença (NRE 06).

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Veja a lista completa dos projetos selecionados para a 3ª Feira de Tecnologias Sociais de Educação Profissional da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga os projetos selecionados para a 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. O evento acontece durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, entre os dias 02 a 04 de dezembro, das 8h às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dia do/a Engenheiro/a Eletricista


Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, de sábado (21), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A Secretaria da Educação do Estado já convocou mais de 5 mil professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Jovens alunos desenvolvem ideias inovadoras em cursos técnicos

Jovens alunos do estado têm encontrado nos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional Irmã Dulce, localizado no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o espaço ideal para transformar ideias em verdadeiros projetos inovadores.

Dia da Bandeira


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Publicada a relação das inscrições homologadas após recurso e a convocação dos candidatos para 2ª Etapa

A Secretaria da Educação do Estado publica a relação das inscrições homologadas após recurso e a convocação dos candidatos selecionados com local, data e horário para a Etapa II (Entrevista Técnica) no Processo Seletivo Interno de Servidores da Rede Estadual de Ensino para atuar no Projeto da Educação Profissional, junto à Secretaria da Educação-SEC/Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional - SUPROF, de acordo com o edital EDITAL Nº 001/2015 DO 01 de Outubro de 2015-Ano C-Nº 21788-p.22 e 23.


Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (10), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Até agora, a Secretaria da Educação do Estado já convocou 5.375 professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Estudantes são premiados em feira de ciências

Fotos: Divulgação
Com o projeto "Insetário Ecológico: Um modelo didático prático e sustentável", estudantes Ana Paula Almeida, Malu Andrade, Hamilton Neto e Agier Gama, do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas (Cetep), foram premiados com o 1º lugar no Vila da Ciência 2015, na Categoria Ensino Médio e Técnico. Promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Jequié, o evento busca dá visibilidade a tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a sociedade. Particparam, também, estudantes Centro Estadual de Educação Profissional Pio XII (Ceep)..

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Estudantes promovem III Feira de Saúde e Tecnologia e prestam serviços gratuitos à comunidade

Fotos: Arquivo pessoal
Os 700 estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, participam nesta sexta-feira e no sábado (13 e 14), da III Feira de Saúde e Tecnologia. Na atividade, aberta à comunidade escolar, os presentes podem assistir apresentações temáticas como prevenção e cuidados de doenças, participar de palestras e realizar exames para aferição da pressão arterial, teste de glicemia e de tipagem sanguínea.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Estudantes da Educação Profissional apresentam tecnologias sociais em Jequié

Foto: arquivo pessoal
Os es­tu­dantes do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal Médio Rio das Contas (CETEP) e do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Pio XII (Ceep), estão apre­sen­tando tec­no­lo­gias so­ciais, de baixo custo e que be­ne­fi­ciam a so­ci­e­dade, na Vila da Ci­ência 2015, da Uni­ver­si­dade Es­ta­dual do Su­do­este da Bahia (UESB). O evento acon­tece até esta sexta-feira (13), na Praça Ruy Bar­bosa, no mu­ni­cípio de Je­quié.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (10), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Até agora, a Secretaria da Educação do Estado já convocou 5.375 professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

Divulgada relação dos candidatos homologados em processo seletivo da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado divulga a relação dos candidatos que tiveram sua inscrição homologada no Processo Seletivo Interno de Servidores da Rede Estadual de Ensino para atuar no Projeto da Educação Profissional, junto à Secretaria da Educação-SEC/Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional - SUPROF, de acordo com o edital EDITAL Nº 001/2015 DO 01 de Outubro de 2015-Ano C-Nº 21788-p.22 e 23.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estudantes de Xique-xique e Feira de Santana atendem comunidade em feiras da educação profissional

Foto: Acervo pessoal
Os estudantes dos cursos técnicos dos centros estaduais de Educação Profissional (CEEP) em Saúde do Centro Baiano, localizado em Feira de Santana e em Recursos Naturais do Centro Baiano, no município de Xique-xique, prestaram atendimento à comunidade, na feira de educação profissional que aconteceu, simultaneamente, nas duas cidades. A ação, que visa o compartilhamento do conhecimento adquirido pelos alunos com a comunidade, aconteceu nesta quinta e sexta-feira (5 e 6).


Cetep do Baixo Sul realiza evento para promoção dos cursos técnicos

Foto: acervo pessoal
O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, localizado no município de Gandu, a 295 km de Salvador, realiza até o dia 10 de novembro, uma série de atividades durante a VI Feira de Ciências e Tecnologias Sociais e o VII Encontro de Educação Profissional. Os eventos buscam promover os cursos técnicos em nível médio para estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal, além de debater entre os estudantes dos cursos técnicos esclarecimentos e sugestões para melhoria do Centro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Projetos de estudantes baianos são premiados em feiras nacionais

Mais uma vez, projetos de estudantes da rede estadual de ensino se destacaram em feiras nacionais de ciências. Na 30º Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, foram premiados os projetos “Capacete Salva-Vidas”, “Degradação de sacolas plásticas a partir de micro-organismos do solo” e “Extração da amêndoa do caroço da manga para produção de gêneros alimentícios”. Já os projetos “Assistência Técnica Rural - Sustentabilidade para a agricultura familiar” e “Segurança do bebê ou portador de necessidades especiais” se destacaram na 21ª Ciência Jovem, em Pernambuco.

TV Educativa estreia programa sobre Educação Profissional


 
Estreia em 05 de novembro (05/11), na tela na TVE-Educativa da Bahia, a série de 15 programas “A Chave”, que toda quinta-feira, às 19h, apresentará temas sobre educação profissional. Com 24 minutos de duração, cada episódio explora uma temática específica, apresentando jovens e adultos com horizontes diferentes, em busca de oportunidades, tendo em comum a opção pela educação profissional, além disso, identifica e apresenta as oportunidades e desafios, os avanços encontrados para a inclusão no mercado de trabalho.

Dia do/ Técnico/a em Eletrônica


Dia do/a Designer


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Governo da Bahia forma novos técnicos de Educação Profissional

O Governo da Bahia forma novos técnicos de Educação Profissional no município de Santo Amaro. Os novos profissionais foram formados pelo Centro Estadual da Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), localizado no município de Santo Amaro, no curso de Guia de Turismo e Técnico em Cozinha. A solenidade aconteceu no dia 28 de outubro, no Teatro Dona Canô, com a presença de docentes e familiares.]




O Governo da Bahia forma novos técnicos de Educação Profissional no município de Santo Amaro. Os novos profissionais foram formados pelo Centro Estadual da Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), localizado no município de Santo Amaro, no curso de Guia de Turismo e Técnico em Cozinha. A solenidade aconteceu no dia 28 de outubro, no Teatro Dona Canô, com a presença de docentes e familiares.


Desde 2010, mais de 44 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em todo o Estado. Com a reestruturação da rede estadual e a interiorização da oferta de vagas, a partir de 2007, o número de matrículas subiu de 4.016 para mais de 75 mil. A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior Rede Estadual do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Carreira profissional - O novo técnico em Guia de Turismo, Jocimar Bispo dos Santos, 21 anos, destacou que o curso permitiu vivenciar o dia a dia da futura profissão através de aulas teóricas e práticas. “O curso foi muito importante para mim porque pude aprender diversos conteúdos que serão essenciais para a minha carreira, inclusive sobre a valorização dos patrimônios culturais e, por isso, me sinto preparado para atuar no mercado de trabalho”, disse orgulhoso.

De acordo com o diretor do Ceep, Cristiano Vitório, o Centro Estadual da Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano “vem, ao longo de sete anos, redefinindo os modelos de ensino e de aprendizagem promovendo a construção de mecanismos que fortalecem a relação entre a educação e o mundo do trabalho. O nosso Centro forma jovens capazes de refletir sobre sua realidade, podendo produzir, valorizar e empreender em prol do seu crescimento”.

Fonte: Portal da Educação
 
Desde 2009, mais de 44 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em todo o Estado. Com a reestruturação da rede estadual e a interiorização da oferta de vagas, a partir de 2007, o número de matrículas subiu de 4.016 para mais de 75 mil, até agora. A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
 
Carreira profissional - O novo técnico em Guia de Turismo, Jocimar Bispo dos Santos, 21 anos, destacou que o curso permitiu vivenciar o dia a dia da futura profissão através de aulas teóricas e práticas. “O curso foi muito importante para mim porque pude aprender diversos conteúdos que serão essenciais para a minha carreira, inclusive sobre a valorização dos patrimônios culturais e, por isso, me sinto preparado para atuar no mercado de trabalho”, disse orgulhoso.
 
De acordo com o diretor do Ceep, Cristiano Vitório, o Centro Estadual da Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano “vem, ao longo de sete anos, redefinindo os modelos de ensino e de aprendizagem promovendo a construção de mecanismos que fortalecem a relação entre a educação e o mundo do trabalho. O nosso Centro forma jovens capazes de refletir sobre sua realidade, podendo produzir, valorizar e empreender em prol do seu crescimento”.