terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado por estudantes da Educação Profissional

Foto: Arquivo Suprof
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quinta-feira (dia 05/06), estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional realizam palestras, oficinas, mostra de vídeos e apresentações artísticas com intuito de ressaltar a importância de realizar ações sustentáveis para preservação e conservação ambiental.
No Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEP), em Arataca, as atividades começaram ontem (dia 02/06) e prosseguem até sábado (dia 07/06). Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente estão ministrando oficinas sobre os temas: confecção de vaso para coleta seletiva; reciclagem de papel e de garrafas PET; reciclagem de pneus; uso do óleo de cozinha na confecção de sabão; técnicas de compostagem. Também serão realizadas mesas temáticas sobre responsabilidade ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos; reaproveitamento do lixo doméstico na produção de biofertilizante; reutilização do óleo de cozinha para conservação dos recursos naturais.

Já o Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), em Irecê, inicia hoje (dia 03/06), às 19h30, as atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente com a exposição do documentário “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. Amanhã (dia 04/06), das 8h às 17h, acontecerá o seminário “Gestão Ambiental de empreendimentos em Irecê”, com a participação de profissionais do município.  Na quinta-feira (dia 05/06), das 8h às 21h, os estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho estarão expondo pesquisas ressaltando a importância da reservas de flora e a fauna, em especial, a reserva de caatinga que pertence à área do CETEP; o uso de equipamento tecnológicos, a exemplo do GPS para mapear a área do CETEP de Irecê; legislação política ambiental municipal; normas de segurança, saúde e higiene do trabalho. Os estudantes também irão distribuir plantas nativas da caatinga, a exemplo da barriguda, aroeira e umburana.

Amanhã (dia 04/06), das 9h às 17h, no CETEP do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, os estudantes do curso técnico em Agropecuária irão ministrar palestras sobre o perfil do profissional de agropecuária no mundo sustentável; a importância do técnico em Agropecuária na preservação e conservação ambiental. Também  estão preparados para ministrar oficinas, sobre os seguintes temas: compostagem; sabão ecológico; horta vertical.  A atividade será encerrada com apresentações musicais refletindo a temática.

Também amanhã (dia 04/06), das 19h às 21h30, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, promoverão uma mesa redonda sobre Zoneamento Ambiental, oportunizando a reflexão sobre a importância do zoneamento como instrumento de planejamento da ocupação dos solos.

No CEEP do Semiárido, em São Domingos, será realizado na quinta-feira (dia 05/06), das 19h às 22h, um seminário onde os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente discutirão o tema: “Resíduos sólidos: de problema ambiental a alternativas sustentáveis”.

Confira fotos da Semana do Meio Ambiente no Flirck 

Nenhum comentário:

Postar um comentário