terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Catu e Jaguaquara são beneficiados com Centros de Educação Profissional

O interior da Bahia está sendo beneficiado com a implantação de dois novos Centros Estaduais deEducação Profissional, dando continuidade a ampliação da oferta e interiorização da política pública da Educação Profissional Bahia.  Conforme a portaria de nº 12/2014, de 4 e 5 de janeiro de 2014, o Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa. Ainda conforme esta mesma portaria, o Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII.

Com estes, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 68 Centros de Educação Profissional, sendo 36 Estaduais e 32 Territoriais, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Não diferente dos demais, os novos Centros de Educação Profissional tem o objetivo de promover a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho de jovens e trabalhadores/as egressos da escola pública, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional na Bahia, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias produtivas locais.


Para Olga dos Santos Campos, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, um novo Centro no Território de Identidade do Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte irá potencializar mais ainda o desenvolvimento na região. “A busca por cursos técnicos de nível médio é muito grande, pois o mundo do trabalho exige de profissionais qualificados. Com esta nova implantação, a oferta de vagas da unidade irá aumentar e os nossos jovens não terão a preocupação de estudar em outros municípios que ofertem Educação Profissional no Território, como por exemplo, Alagoinhas. Neste processo, todos se beneficiam, contribuindo para que as demandas do Território sejam atendidas e o melhor de tudo é que poderão continuar residindo aqui mesmo na região, fazendo parte do ciclo de desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.

Eles também são concebidos para serem referência, ofertando todas as modalidades de Educação Profissional, com cursos de caráter universal e que podem beneficiar o/a estudante com a absorção de mão de obra em diferentes regiões do Estado. Assim como nos diferentes Territórios de Identidade do Estado, os novos Centros atendem a reivindicação de diferentes atores sociais.

Nelma Porto, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, afirma que com o Centro a população de Jaguaquara só tem a ganhar. “Além da ampliação no número de vagas, estaremos ofertando outros cursos, com a mesma excelência que tínhamos enquanto unidade escolar, oportunizando a qualificação profissional dos jovens e trabalhadores do nosso município. Agora, eles irão se beneficiar com cursos não só na área de alimentos e recursos naturais, mas também na área de gestão e negócios, já que comércio daqui potencializa o desenvolvimento econômico de Jaguaquara”, disse Nelma Porto, diretora do Centro.

Saiba mais sobre o CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII – Em 2009, o Colégio Estadual Pio XII passou ofertar Educação Profissional contava com 76 matriculados no curso técnico em Agroindústria.  Atualmente, a unidade escolar conta com 293 matriculados no curso técnico em Agroindústria e 33 matriculados no curso de Qualificação Profissional em Agroextrativismo (Proeja Fundamental).  Entre o período, de 2009 a 2013.1 houve um crescimento de 328% nas matriculas da unidade escolar.

Saiba mais sobre o CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa - Em 2009, quando o Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa passou ofertar Educação Profissional contava com 83 matriculados no curso técnico em Petróleo e Gás.  Atualmente, a unidade escolar conta com 425 matriculados nos cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte em Informática, e Petróleo e Gás.  Entre o período, de 2009 a 2013.1 houve um crescimento de 412% nas matriculas da unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário