quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudantes preparam Merenda Escolar no CEEP Irmã Dulce

Na semana em que comemoramos o dia do cozinheiro, festejado no dia (10/05), estudantes do 1° e 3° semestre, do curso técnico em cozinha, matriculados no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (CEEP Irmã Dulce), em Simões Filho, estão assumindo a produção do cardápio e da merenda escolar da Unidade.


Orientados pelas professoras Ana Montenegro, articuladora do curso, Flávia Costa, nutricionista e Nádja Cézar, técnica em Cozinha, os/as estudantes foram divididos em quatro grupos. A ação aborda os fundamentos teóricos das disciplinas de arte e cultura na gastronomia, cozinha brasileira e territorial, higiene e manipulação dos alimentos. E o cardápio produzido contempla as seguintes refeições: sanduíche natural com suco de manga, feijão tropeiro e rizoto de frango.


Para Solange Ferreira, 40, estudante do 3º semestre do curso técnico em cozinha, a atividade possibilita obter experiência e ter mais interesse pela formação técnica. “Estamos colocando em prática o que aprendemos nas aulas teóricas: a técnicas de corte, o método de cozinhar, a organização e planejamento de cardápio, a importância da higiene na manipulação dos alimentos. Comecei o curso pela curiosidade. Agora quero seguir carreira nesta área e aprofundar meus estudos”, afirmou.

A ação do CEEP Irmã Dulce exemplifica como é a formação dos estudantes matriculados na rede de Educação Profissional: formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia que tem o Trabalho como principio educativo. Os/as futuros/as técnicos, sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos. Ao concluir o curso, estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.


CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce


O Centro Estadual de Educação Profissional em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce (CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, foi instituído pela portaria 15285, de 10 de outubro de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Irmã Dulce. Além do curso técnico em cozinha, há oferta do curso técnico em Análises Químicas, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Biocombustíveis.


Sua oferta atende aos municípios que compõem o Território da Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário