terça-feira, 24 de maio de 2011

CETEP Extremo Sul promove I Semana de Enfermagem

Verificação da pressão arterial, realização de teste de glicemia, orientações sobre tipo sanguíneo (fator RH) e procedimentos em caso de picada de animais peçonhentos serão algumas das ações prestadas pelos/as estudantes do curso técnico em Enfermagem durante a I Semana de Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional Extremo Sul (CETEP Extremo Sul), em Teixeira de Freitas. A atividade começa hoje (dia 24) e prossegue até amanhã(dia 25). O evento é aberto ao público.

Com o tema Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação, a atividade pedagógica procura esclarecer a comunidade estudantil do Centro e à sociedade assuntos como dimensão ética e moral do cuidado de enfermagem, consequências das doenças psicossomáticas, violência na 3º idade, tendências do mundo do trabalho para os futuros técnicos em Enfermagem e desafios da carreira nos dias atuais. As palestras, mini cursos, workshops e discussões serão ministradas por profissionais da área de Enfermagem e médica do município de Teixeira de Freitas e por professores do curso técnico de Enfermagem do Centro.


Por meio desta atividade de extensão, além de colocar em prática os conhecimentos e o processo de aprendizagem adquiridos nas salas de aula, por prestação de serviços à sociedade, os/as estudantes colocam em prática o princípio pedagógico da intervenção social, adotado pela Superintendência da Educação Profissional (Suprof) para os cursos de Educação Profissional do estado.

A atividade tem como base “O trabalho como princípio educativo”, bases conceituais e pedagógicas do Plano de Educação Profissional da Bahia. Isso significa que o trabalho é reconhecido não apenas pelo seu valor econômico, mas pelo seu aspecto social e histórico, como princípio da formação do ser humano integral. Além disso, o trabalho também é reconhecido no seu caráter filosófico e epistemológico de produtor de conhecimentos, o que implica reconhecimento dos saberes do trabalho.

Ou seja, para além de preparar os jovens e trabalhadores/as baianos/as para o mundo do trabalho preparando-os/as para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, o objetivo compreende também que o/a estudante torne-se uma pessoa e um/a cidadão/ã pleno/a, um/a sujeito/a de direitos capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade.

Colégio Estadual Manoel Novaes promove formação musical de estudantes

Violino, piano, guitarra, violoncelo, baixo elétrico, clarinete, saxofone, trombone, trompete, bateria, violão e flautas doce e transversal. Estes podem ser os instrumentos de uma escola de música ou de uma orquestra sinfônica. Mas eles também fazem parte do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, que oferece cursos técnicos e oficinas de música para os estudantes. A unidade faz parte da rede de Educação Profissional do Estado voltada à formação e qualificação de jovens e trabalhadores/as, para que possam atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.


Um dos estudantes do curso é Silas da Silva, que está há três anos no curso técnico de piano, recebendo acompanhamento teórico e prático dos professores. Além das aulas, o estudante participa de apresentações e faz planos para o futuro. “Eu termino o curso no ano que vem, então já estou pensando em fazer vestibular para música e seguir a carreira na área. O que eu mais gosto é música clássica, então quero tocar em orquestra ou coral”, ressalta.

Ao todo, cerca de 200 alunos recebem formação musical. As vagas dos cursos técnicos que não são preenchidas se transformam em oficinas para os estudantes do ensino médio regular, interessados em aprender a tocar um instrumento. Mas não há distinção entre as duas modalidades, como explica o professor de violino Sérgio Teixeira. “Nossas oficinas são direcionadas para o aprendizado do instrumento e voltadas para a formação do músico. Temos ex-alunos que são músicos atuantes no mercado de Salvador, integrantes de bandas, compositores, instrumentistas de música popular e orquestras sinfônicas, além daqueles que se tornaram professores de nível médio e até universitário”, explica.

Desde que foi fundado, há 19 anos, o Colégio Manoel Novaes já possuía os antigos cursos profissionalizantes na área de música. Após a mudança para os atuais cursos técnicos, com o Plano de Educação Profissional da Bahia, a unidade já formou duas turmas e mantém a oferta de vagas nas oficinas.

Suprof estimula participação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais promoverá, no segundo semestre, a primeira Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). O projeto tem o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e será realizado em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

A olimpíada, que terá a participação de aproximadamente 200 equipes, cada uma composta por quatro alunos e um orientador, em todo o território nacional, é dirigida a estudantes de ensino técnico de nível médio nas modalidade integrado e concomitante da área de agropecuária. A competição terá quatro etapas. As três primeiras virtuais, com avaliações de múltipla escolha, destinadas a avaliar o conhecimento nas áreas de agricultura e zootecnia.

Na quarta fase, presencial, as 50 melhores equipes terão de apresentar uma inovação tecnológica em agropecuária. As tapas serão realizadas entre agosto e outubro próximos.Ao final da competição, as 15 melhores equipes receberão medalhas. A vencedora poderá ainda participar da International Earth Science Olympiad (Ieso), competição anual de ciências da terra, que será realizada no próximo ano, no Japão. As inscrições devem ser feitas de 6 de junho a 1º de julho. Confira mais na página da olimpíada.

Fonte: SETEC/MEC

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conheça o Museu Geológico da Bahia

Durante todo o ano de 2011, o Programa Museu Escola Comunidade (PMEC) possibilitará visitas gratuitas e monitoradas aos museus de Salvador. Assim, a Superitendência de Educação Profissional (SUPROF), por meio da Diretoria de Educação Profissional (DIRDEP), convida gestores, professores e estudantes de Educação Profissional a visitar o Museu Geológico da Bahia.

O Programa inclui palestras e filmes educativos sobre a temática do Museu. Uma importante ação para contribuir na formação integral dos/das estudantes e colocar em prática a concepção pedagógica da Educação Profissional que prevê a formação crítica do cidadão, com reflexão sobre a realidade e contribuição para a sua transformação.

O museu dispõe de minerais e rochas - tipos, variedades, classificação e aplicação; réplica do meteorito Bendengó, maior encontrado no Brasil, e seu fragmento original, além de outros meteoritos; salão de fósseis, ideal para estudos das eras geológicas, com destaque para o mastodonte que viveu na Bahia; história da indústria do petróleo no Brasil; e rochas ornamentais - espaço onde se acham dispostos mármores e granitos da Bahia amplamente utilizados da decoração de interiores, fachadas, ornamentos em geral e na indústria da construção civil.


Assim, faz-se a relação dos conteúdos considerados gerais e dos específicos, das disciplinas da Base Nacional Comum (BNC): História, Geografia, Química, Biologia de todos os cursos; e da Formação Técnica Específica nos seguintes eixos, entre outros: Recursos Naturais (Estudo de Solos, Geologia, Prospecção- Pesquisa Mineral, Mineralogia e Recursos Minerais, Estabilidade e Desmonte de Rocha); Turismo e Hospitalidade (Patrimônio Turístico Cultural e Ambiental); Artes e Design (História da Arte); Produção Industrial (História do Petróleo); Infraestrutura (Tecnologia das Construções) e outras disciplinas que compõem as Matrizes Curriculares dos cursos técnicos de nível médio ofertados nos Eixos Tecnológicos da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

Serviço:

Museu Geológico da Bahia

Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória
Salvador-Ba
Telefone: (71)3336-6922/3498



Fonte: Com informações da SECOM
Na última sexta-feira ( dia 20) comemoramos o dia do Técnico em Enfermagem. Parabéns pelo dia...


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Horta Mista é produzida no CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce

Estudantes do 1° e 2° ano do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (CEEP em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, estão produzindo uma horta mista para cultivar legumes e hortaliças que serão utilizados na produção da merenda escolar da Unidade. Por não fazer uso de agrotóxicos, os alimentos cultivados podem ser classificados como orgânicos.

A ação evidencia o compromisso do Centro: formação integral com base no Trabalho como principio educativo. Nesta perspectiva, diversos conteúdos e abordagens confluíram para o estudo teórico e prático de um miniecossistema de produção, cujos frutos serão utilizados para o benefício da sociedade, no caso a comunidade escolar.

A ação pedagógica é atividade da disciplina Ecologia e Biodiversidade e está possibilitando aos/as estudantes a experiência do trabalho em grupo, manuseando técnicas ambientais como cultivo da terra, das hortaliças e legumes, escolha do adubo.

Esta horta mista, especificamente, é composta por seis leras com 1 metro de largura por 5 metros de comprimento (cada), constituídas em alvenarias de blocos cerâmicos rebocados e preenchidos por adubo orgânico e terra para cultivar os legumes e as hortaliças.


Rita Nascimento, coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, explica que a horta está sendo construída em uma área ociosa do Centro. Divididos em grupos, os/as estudantes são responsáveis por regar as hortaliças e realizar o plantio. Desta forma, eles estão colocando em prática os/as conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos. Ao concluir o curso, estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

Estudante do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Mike Borges, conta que a experiência está sendo ­­­­­­­­­­­­­proveitosa e já pensa em fazer uma horta mista em casa. “No momento em que preparamos o solo para realizar o plantio das hortaliças e legumes, vemos o quanto é importante prestar atenção nas aulas teóricas, me sinto seguro para realizar a atividade. Agora quero praticar mais e mais”, disse.

Marcio de Almeida, vice-diretor Técnico Pedagógico, disse que por meio de ações como esta, os/ as estudantes passam a ter conhecimento da função social que possuem na sociedade. “É uma ação de responsabilidade socioambiental, em que o conhecimento científico contribui para práticas inovadoras já conhecidas, como por exemplo, a preservação do meio ambiente”, explicou.


Passos para fazer uma Horta Mista


Delinear os canteiros observando a luminosidade do espaço trabalhado;

Nivelar o solo dos canteiros à profundidade de até 30 cm, removendo pedras e raízes;

Adicionar adubo animal, aproximadamente 2 Kg/m² de solo, 50 g. de Cal Hidratada (CaOH)/ m² que servirá como fonte de cálcio para as hortaliças e legumes;

Misturar a terra com enxada, nivelando a superfície.

Irrigar antes de plantar as sementes;

As sementes devem ser irrigadas periodicamente


CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce



O Centro Estadual de Educação Profissional em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce (CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, foi instituído pela portaria 15285, de 10 de outubro de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Irmã Dulce. Além do curso técnico em Meio Ambiente, nele são ofertados os cursos em Análises Químicas, Segurança do Trabalho, Cozinha e Biocombustíveis.

Atende aos demais municípios do Território da Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

África e Escravidão Colonial é tema de palestra no CETEP Vale do Jiquiriça




E foi por meio de abordagens lúdicas e educativas, que os/as estudantes do 3º Ano do curso técnico em Agroindústria, juntamente com o professor Rosival Souza, ministraram o seminário A África e a Escravidão Colonial. O evento procurou analisar o contexto histórico do dia 13 de maio, data em que comemoramos a Abolição da Escravatura. A ação faz parte da perspectiva de formação integral e o trabalho como princípio educativo, pautados no Plano de Educação Profissional da Bahia.


Na oportunidade, os/as estudantes desconstruíram os preconceitos, racismo e esteriótipos existentes em torno da figura do negro. Daniel Santos, gestor do Centro, explica que “as representações da África e de seus descendentes no Brasil, são construções históricas e ideológicas. Por isto, esta a importância de compreender a relação Histórico-cultural entre Brasil e África, reconhecendo o continente africano e o seu povo como portadores de histórias, valorizando a sua importância para a evolução da humanidade”, disse.

Para a estudante do 3º Ano do curso técnico em Agroindústria Angeli Silva, “o estudo sobre a África Antiga e a escravidão é de fundamental importância para nossa formação como pessoa. Aprofundamos nossa visão sobre as riquezas, os grandes reinos e civilizações. Está sendo uma experiência muito legal e proveitosa. Aprendemos muito sobre a cultura e costumes de um povo tão sofrido e que algumas sociedades sempre desprezam."


O CETEP do Vale do Jequiriçá

O Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (CETEP do Vale do Jequiriçá), em Amargosa, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Agrotécnica de Amargosa. Além do curso técnico em Agroindústria, oferta os cursos técnicos em Agricultura , Agroecologia e Enfermagem.


Abrangência no Território - O CETEP do Vale do Jequiriçá também atende aos municípios que compõem o Território: Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola sem drogas e sem violência é tema de palestra no CETEP Piemonte Paraguaçu II

Com a finalidade de esclarecer e orientar aos/as estudantes sobre os malefícios provocados pelo uso das drogas e as consequências de atos de violência, o Centro Estadual de Educação Profissional Piemonte Paraguaçu II (CETEP Piemonte Paraguaçu II), em Mundo Novo, em parceria com a Delegacia Municipal, realizou o seminário Escola sem Drogas e sem violência. A palestra contou com a presença dos/as estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Comércio, Informática e Enfermagem e dos/as estudantes do Colégio Estadual de 1º e 2ºgrau Luís Eduardo Magalhães.


Leandro Miranda, 17, estudante do curso técnico em informática, diz que a palestra foi muito enriquecedora. “Apesar de já ter conhecimento que o uso de drogas não é coisa boa e que a violência dá cadeia, nunca é demais ouvir orientações e conselhos das pessoas mais experientes, principalmente, de autoridades”, explicou.


Segundo Valdilene Silva, gestora do Centro, a ação reafirma o compromisso do Centro, de formar cidadãos/ãs, conscientes de suas ações, conhecimentos e valores. Os/as estudantes tiraram dúvidas sobre as conseqüências legais, físicas e sociais para usuários de drogas e as penalidades para os traficantes. Além disso, as consequencias da destruição ao patrimônio público e violência física e psicológica à comunidade, foi alvo de debates.


Refletindo o compromisso da rede estadual de Educação Profissional da Bahia, o CETEP Piemonte Paraguaçu II coloca em prática os fundamentos do Plano de Educação Profissional da Bahia, em que os estudantes são qualificados com base no Trabalho como principio educativo. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado. Os cursos possibilitam aos/as jovens e trabalhadores/as permanecerem em seus lugares de origem, atendendo as demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

O CETEP Piemonte Paraguaçu II

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II (CETEP do Piemonte do Paraguaçu II), em Mundo Novo, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à Escola Polivalente de Mundo Novo. Nele são ofertados os cursos técnicos em Comércio, Informática e Enfermagem.


Ele atende ainda outros municípios do território: Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Miguel Calmon, Piritiba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha e Tapiramutá. Neste Território, também funciona o CETEP Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, com oferta dos cursos Técnicos Informática, Agricultura, Eletrotécnica e Enfermagem.

Estudantes preparam Merenda Escolar no CEEP Irmã Dulce

Na semana em que comemoramos o dia do cozinheiro, festejado no dia (10/05), estudantes do 1° e 3° semestre, do curso técnico em cozinha, matriculados no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (CEEP Irmã Dulce), em Simões Filho, estão assumindo a produção do cardápio e da merenda escolar da Unidade.


Orientados pelas professoras Ana Montenegro, articuladora do curso, Flávia Costa, nutricionista e Nádja Cézar, técnica em Cozinha, os/as estudantes foram divididos em quatro grupos. A ação aborda os fundamentos teóricos das disciplinas de arte e cultura na gastronomia, cozinha brasileira e territorial, higiene e manipulação dos alimentos. E o cardápio produzido contempla as seguintes refeições: sanduíche natural com suco de manga, feijão tropeiro e rizoto de frango.


Para Solange Ferreira, 40, estudante do 3º semestre do curso técnico em cozinha, a atividade possibilita obter experiência e ter mais interesse pela formação técnica. “Estamos colocando em prática o que aprendemos nas aulas teóricas: a técnicas de corte, o método de cozinhar, a organização e planejamento de cardápio, a importância da higiene na manipulação dos alimentos. Comecei o curso pela curiosidade. Agora quero seguir carreira nesta área e aprofundar meus estudos”, afirmou.

A ação do CEEP Irmã Dulce exemplifica como é a formação dos estudantes matriculados na rede de Educação Profissional: formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia que tem o Trabalho como principio educativo. Os/as futuros/as técnicos, sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos. Ao concluir o curso, estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.


CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce


O Centro Estadual de Educação Profissional em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce (CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, foi instituído pela portaria 15285, de 10 de outubro de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Irmã Dulce. Além do curso técnico em cozinha, há oferta do curso técnico em Análises Químicas, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Biocombustíveis.


Sua oferta atende aos municípios que compõem o Território da Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.

terça-feira, 10 de maio de 2011

I Oficina para agricultores familiares é realizada no Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Canarana

Durante a I Oficina para agricultores familiares, estudantes, produtores rurais e a sociedade civil do município de Canarana, irão aprender com os/as estudantes do curso técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, práticas de segurança alimentar, geração de renda, noções de higiene para manipulação de alimentos, conservação, armazenamento, processamento e industrialização dos alimentos. Além do resgate da importância sócio-econômica de produtos agrícolas cultivados na região como milho, palma e madioca. A atividade inicia hoje(dia 10) e vai até sexta- feira(dia 13). Está sendo realizada na própria Unidade.Os interessados poderão realizar inscrição na direção, portando CPF.


As oficinas discutirão temas como benefícios dos derivados da palma, do milho e da mandioca, como produzir a multimistura,a técnica da pintura em tecidos e da fabricação de produtos de limpeza ecológicos, a base de gordura. Carlos Ney, articulador do curso técnico, explica que em cada oficina será trabalhado um produto agrícola muito cultivado na região, por exemplo, a palma.

"Os agricultores usam a palma para alimentar os animais, não sabem que ele tem grande valor para alimentação humana. Nas oficinas, os agricultores serão conscientizados a reconhecer o valor nutritivo deste alimento para a saúde do homem”, explicou.


A I Oficina é uma ação do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA. Além de técnicos agrícolas da empresa, formandos em agropecuária da Unidade Escolar, e monitores do curso técnico em agropecuária serão responsável para ministrar o evento.


A perspectiva dos responsáveis por este projeto pedagógico é demonstrar como o Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, que é uma das 105 unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, além dos 46 Centros, cumpre sua função social e de extensão rural, ao disponibilizar informações, inovações, conhecimento técnico-científico e socioculturais ligados à agropecuária e ao meio ambiente regional.


A atividade se baseia no trabalho como princípio educativo da intervenção social e da construcão das tecnologias sociais, demonstrando como os futuros técnicos estão sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos diante da realidade em que vivem.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Consumo consciente de energia elétrica é tema de campanha do CEEP Newton Sucupira

Estudantes do curso técnico em Eletromecânica e Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), em Salvador, realizam campanha educativa sobre o consumo consciente de energia elétrica residencial. A ação está sendo baseada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, estruturando o currículo da educação profissional da Bahia.

Intervenções nas residências do bairro de Mussurunga, localizadas próximas a Unidade Escolar, e palestras no próprio Centro também serão realizadas. Intitulado A luz da nova realidade, o projeto procura sensibilizar a comunidade sobre a importância de evitar o consumo excessivo de energia elétrica. A ação evidência a responsabilidade social exercida pelo CEEP Newton Sucupira, colocando em prática um dos princípios do Plano de Educação Profissional da Bahia.

Segundo o gestor, a comunidade que reside próximo a escola convive constantemente com riscos de incêndio em suas residências. “ Nesta etapa inicial da campanha, em Assembléia Coletiva, realizado no Centro, foi indicado o cadastramento das casas, diante da análise dos dados, selecionaremos dez casas, dando inicio ao projeto”.

As condições de riscos pontuadas são fios expostos ou com emendas, sem proteção; eletrodomésticos ligados por meio de contatos fio a fio; disjuntores fora do padrão, entre outras irregularidades que comprometem a segurança não só da residência, mas de toda a comunidade.

Após conclusão da Campanha, os/as estudantes irão adquirir conhecimento teórico-prático suficiente para a elaboração e execução de um projeto elétrico residencial. A carga horária das atividades contará como estágio supervisionado.

Ruy Braga, gestor do Centro, “espera que a comunidade beneficiada pelo projeto, construa a partir dessa ação uma consciência sustentável e responsável sobre o uso e benefícios de uma instalação elétrica planejada, fatores que resultarão na diminuição do custo mensal do consumo de energia elétrica”, explicou.

CEEP Newton Sucupira

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), em Salvador, foi instituído pela portaria 8301, de 02 de dezembro de 2010, em substituição à Escola Técnica Estadual Professor Newton Sucupira.

No CEEP Newton Sucupira são ofertados os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação Profissional é destaque na Plenária do PPA-P realizada no CETEP de Itapetinga

A estudante Sandy Ribeiro, 18 anos, moradora de Itororó, expressa a felicidade por estar perto de concluir a formação profissionalizante. Aluna do curso Técnico de Enfermagem, no Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP de Itapetinga), localizado no município, ela considera essa uma grande realização e lembra que se estudasse numa instituição particular a família desembolsaria mais de R$ 500 mensais.

“Antes, no município, não tínhamos acesso à educação profissionalizante e precisávamos sair da cidade. Agora temos futuro garantido”, disse. A alegria de Sandy e de mais 804 alunos é ainda maior porque o centro profissionalizante surgiu de uma reivindicação dos moradores do Território de Itapetinga, durante a consulta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2008-2011, atendida pelo Governo do Estado. “Acho fundamental propormos ações porque a comunidade sempre será a principal beneficiada”.



O CETEP oferece outros cinco cursos - Agroindústria, Agroecologia, Informática, Cooperativismo e Administração. O professor e articulador de estágio do curso Técnico de Informática, Adailton Anunciação, enfatizou o papel descentralizador do PPA Participativo. Segundo ele, é importante que os diversos segmentos da sociedade discutam melhorias para a região, propondo e fiscalizando as ações desenvolvidas em cada cidade do território.

“Este centro profissionalizante é um exemplo da política de descentralização. A população sai da condição passiva de esperar pelo governo. Por meio do PPA Participativo, ela também pode propor melhorias, e o Cetep é fruto destas discussões”, recordou.

De acordo com o diretor geral da Executiva do Território de Identidade de Itapetinga, Edson Vieira, a população da região foi ainda beneficiada com muitas ações propostas no PPA anterior, a exemplo da construção de conjuntos habitacionais, ampliação do policiamento com entrega de viaturas, implantação do Centro Territorial de Educação Profissional e do Centro de Referência da Mulher, entre outras.

Este ano o governo estadual está realizando plenárias do PPA Participativo 2011-2015 nos 26 territórios de Identidade. Nesta quinta-feira (5) aconteceu a consulta pública no Território de Itapetinga que é composto de 13 municípios - Itapetinga, Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória.


Propostas apresentadas
Mais de 300 pessoas da sociedade civil organizada discutiram diversos temas na plenária realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itapetinga. Entretanto os eixos com maior destaque foram Educação, Infraestrutura e Agropecuária. Os participantes sugeriam para a educação fortalecimento do centro profissionalizante, ampliação do quadro de professores por meio de concurso público, investimento em transporte escolar, escola de tempo integral, ampliação de unidades de curso superior na modalidade de EAD (Ensino à Distância), entre outros.



Para a Agropecuária, os 40 integrantes do grupo de discussão não mediram esforços para desenvolver propostas que realmente beneficiassem o território de identidade. Entre os participantes, notava-se a presença de muitos jovens com menos de 18 anos como o aluno do curso Técnico em Agropecuária, Pedro Sillas, 16. De acordo com ele, a participação no PPA surgiu após ‘provocação’ de uma professora, que mostrou a importância de se discutir melhorias para o município e região. Sillas e os amigos sugeriram a implantação de uma cooperativa de agricultores familiares para facilitar o desenvolvimento da produção e a comercialização dos produtos. “Nossa região é muito forte na agropecuária. Itapetinga é conhecida pela pecuária. Então, nada mais interessante do que estudarmos o assunto e propor soluções para o setor”, disse.

Ainda na plenária foram apontadas necessidades como melhoramento genético de animais, ampliação da assistência técnica, capacitação de gestão empreendedora para pequenos produtores e implantação de frigorífico e abatedouros.

Na área de infraestrutura, o foco das discussões foi a recuperação das estradas vicinais. A coordenadora de Expansão Econômica de Itambé, Fabiana Agra, destacou que a restauração das vias de acesso aos municípios é essencial para dinamizar o escoamento da produção. “Neste momento uma de nossas prioridades é a recuperação das estradas, que vai beneficiar muito os pequenos produtores”.

A plenária realizada no Território de Itapetinga foi organizada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Educação (SEC). O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, reafirmou a importância da população participar das discussões. De acordo com ele, “o PPA Participativo demonstra a vontade do governo de democratizar as relações sociais de nosso estado”. Todo cidadão também pode contribuir para a elaboração do Plano Plurianual encaminhando sugestões pela internet.


FONTE: Com informações da SECOM

Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo é aprovado na seleção da Fapesb

Por meio do projeto intitulado (Re) Valorização, Científica, da Caatinga, estudantes do curso técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Canarana, participarão do Programa de iniciação científica Popularização das Ciências, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Confira a lista com relação dos beneficiados.


Com esta experiência, o/a estudante deixará de ser mero observador-receptor, passando a participar da construção do próprio conhecimento, difundindo e popularizando a ciência e tecnologia, estimulando o ensino das ciências, utilizando atividades experimentais e de metodologia investigativa e indagadora.


Desta forma, incentivando os/as estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional para ingressarem no universo da pesquisa, está sendo colocado em prática um dos princípios pedagógicos do Plano de Educação Profissional da Bahia.


Projeto - Carlos Ney, professor orientador da pesquisa, explica que o objetivo do projeto é resgatar a valorização do bioma caatinga, demonstrando cientificamente, a importância desse ecossistema para as comunidades do município de Canarana. “Além disso, pretendemos promover estratégias de recuperação da caatinga do município de Canarana dando ênfase a recuperação da mata ciliar do Rio Jacaré, disse o professor.


Responsável pela drenagem parcial ou total de uma área de 22 municípios da região de Irecê e cidades circunvizinhas, a bacia hidrográfica do rio Jacaré, nasce em Barra do Mendes, e é uma das sub-bacias da margem direita do rio São Francisco. Segundo Ney, o Rio está localizado em um área de área de clima semiárido onde parte da população é dependente das águas deste rio para sobrevivência e para economia, devido os projetos de irrigação existentes. Até o inicio dos anos 90, a população usava suas águas para abastecimento", explicou.


Saiba mais sobre a FAPESB


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb é uma instituição de direito público, criada em 27 de agosto de 2001, por meio da Lei Nº 7.888. Seu principal objetivo é estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado. Suas ações são vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.

A Fapesb é constituída por um Conselho Curador, Diretoria Geral, Científica, Inovação e Administrativa, composto de 12 membros, que representam as Universidades, Centros de P&D, Setor Empresarial, Comunidade Acadêmica e Governo Estadual.

CETEP Semiárido Nordeste II realiza estágio social

Por meio do estágio social, os/as futuros/as técnicos/as de Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, em Ribeiro do Pombal, estão colocando em prática os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. A ação, que é realizada no próprio Centro, presta serviços de nebulização, pequenos curativos, verificação da pressão arterial e taxa de glicemia, às comunidades próximas a Unidade Escolar. O serviço é oferecido todas às sexta-feiras, das 8 às 17hrs.


Márcia de Carvalho, 39, estudante do curso técnico em enfermagem, explica que diante do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o serviço de saúde mais próximo, para fazer acompanhamento médico. Os procedimentos realizados pelos/as estudantes são monitorados pelas enfermeiras Liane Coutinho e Larissa Silva, professoras das disciplinas enfermagem em clínica médica, farmacologia e saúde do idoso.


Heloisa Boaventura, gestora do Centro, diz que no momento, 50 estudantes estão realizando o estágio curricular obrigatório no Hospital e postos de saúde do município. " A Unidade vem ultrapassando os limites do Território de Identidade do Semiárido Nordeste II, onde está situado, pois os estudantes vem realizando estágio também no Hospital Municipal de Tucano, localizado no Território do Sisal, explicou.


O estágio é um ato educativo adotado pela Secretaria de Educação e, reafirmado, pela Superintendência da Educação Profissional. Fundamental para contribuir com a inserção dos jovens e trabalhadores/as no mundo do trabalho, é tão importante quanto às demais disciplinas, mas ele tem um diferencial para o amadurecimento do/a estudante. No estágio, o/a estudante tem a vivência com situações reais do trabalho, da formação técnica, daquilo que ele vai aplicar no cotidiano do mundo do trabalho e também das relações humanas. O estágio é, portanto, mais um passo importantíssimo para sua preparação para o mundo do trabalho e para a vida.

A ação realizada no CETEP Semiarido Nordeste II está em consonância com a proposta implantada pela SUPROF na educação profissional da Bahia, onde o Centro é visto como um instrumento do desenvolvimento territorial e a interação com a sociedade civil como processo de controle social da política pública. Isto também é parte da formação do/a estudante, enquanto trabalhador/a e sujeito de direitos.


CETEP Semiárido Nordeste II


O Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido do Nordeste II (CETEP do Semiárido Nordeste II), em Ribeira do Pombal, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Agrotécnica de Ribeira do Pombal. Nele é ofertado os cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Edificações. Por meio do Programa TRILHA / ProJovem Urbano (Formação Inicial e Continuada) também acontece qualificação profissional no município de Ribeira do Pombal, por meio do Arco Ocupacional em Agroextrativismo.


O CETEP do Semiárido do Nordeste II atende ainda outros municípios do território: Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Santa Brígida e Sítio do Quinto.


Neste Território, também há oferta de Educação Profissional nos municípios de Jeremoabo, com oferta dos cursos Técnicos em Apicultura e Agropecuária, na Escola Estadual Agrotécnica de Jeremoabo e em Cícero Dantas, com o Técnico em Informática, no Colégio Estadual Lourdes Carvalho Neves Batista.

domingo, 1 de maio de 2011

1ª de Maio, dia Internacional do Trabalhador




No ano de 1889, o Congresso Socialista realizado em Paris, nomeou o dia 1ª de maio com dia Mundial do Trabalhador. Conta a história que, no ano de 1886, no centro industrial de Chicago, Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar por melhores condições de trabalho como redução da jornada de trabalho, de treze para oito horas. O não atendimento das reivindicações resultou na greve geral dos trabalhadores dos Estados Unidos. Conflitos envolvendo forças militares e trabalhadores/as provocaram a morte de manifestantes.


A ação gerou revolta nos/as trabalhadores/as. Em 4 de maio de 1886, durante conflito de rua, manifestantes atiraram bombas nos policias, ocasionando a morte de sete deles. O estopim aconteceu: morte de dezenas de manifestantes.

Muito mais do que uma palavra o/a trabalhador/a agrega o sentido da luta daqueles/as que ao longo da história humana e com sua capacidade transformaram o mundo e a si mesmo por meio do seu trabalho.

Administrador/a, lavrador/a, mecânico/a, enfermeiro/a, programador/a, industriário/a, operário/a, professor/a, analista, tecnólogo/a, secretário/a, desenhista, servidor/a, o que estas e tantas outras atividades laborais têm em comum? Independentemente da atividade laboral e suas especificidades todas se encontram na categoria trabalho e todos/as aqueles/as que vivem do seu trabalho se encontram na categoria trabalhador/a.

A consciência política desse sujeito histórico faz a diferença. O seu fazer social cotidiano pode contribuir na construção de um mundo mais justo e igualitário. O 1º de maio deve ser visto como oportunidade de reflexão e ação sobre o papel da educação na formação dos/as trabalhadores/as, mas do que a capacitação profissional, a Educação Profissional da Bahia almeja a formação integral, a qualificação cidadã do/a estudante compreendido/a como sujeito de direitos que acredita que um outro mundo é possível e necessário.