sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal da Educação Profissional da Bahia 2013


Feliz Natal !!!


Inscrições abertas para o Prêmio Mandacaru de práticas inovadoras no Semiárido

Os estudantes da Educação Profissional podem participar do Prêmio Mandacaru II – Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido. O Prêmio tem como proposta identificar e incentivar a realização de projetos e práticas que tenham como base as tecnologias sociais de acesso à água e outras de convivência com o Semiárido. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro. Mais informações no site: www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru/

Este ano, o Prêmio traz como tema  “Água, Participação e Soberania Alimentar”, considerados os principais pilares para a busca da convivência harmônica e solidária com o Semiárido


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Superintendente de Educação Profissional participa de Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos

O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, participou na semana passada (12/12) do Seminário de Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas da educação ao longo da vida, que teve como objetivo discutir os estudantes da EJA nos seus diferentes tempos humanos, na perspectiva do direito à educação básica. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Coordenação de Jovens e Adultos da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), em Salvador,  apresentou as experiências das ações de EJA na SEC através do programa Todos pela Alfabetização (TOPA); dos Tempos Formativos - Ensino Médio; do Proeja Médio e do Proeja Fundamental - Educação Profissional.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Formatura fortalece Território do Litoral Sul

 Mais uma turma de técnicos de nível médio está sendo formada pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. A comemoração será no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP), em Maraú, com a primeira turma de concluintes dos cursos técnicos em Agroecologia e em Guia de Turismo. Ao todo, são 50 formandos que estão aptos para adentrar no mundo do trabalho, para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde moram, o Litoral Sul. A solenidade será realizada no próximo domingo (dia 22/12), às 17h, na Quadra Esportiva do Colégio Municipal Dr. Antenor Lemos.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CETEP de Vitória da Conquista promove o I Encontro de Integração e Tecnologias

 O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista, promove amanhã (dia 18/12) e quinta- feira (dia 19/12), das 8h às 21h, e sexta-feira (dia 20/12), das 8h às 13h, o I Encontro de Integração e Tecnologias “Aprendizagens, Vivências e Descobertas". O evento será realizado pelos estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Contabilidade, Comércio, Enfermagem, Edificações e Informática.

Estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde apresentam pratos típicos de festas populares brasileiras no IV Festival Gastronômico

Foto: III edição do Festival Gastronômico, 
Os estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, realizam na próxima quinta-feira (dia 19/12), às 18h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a IV edição do Festival Gastronômico, que este ano terá como destaque pratos típicos apreciados em Festas Populares Brasileiras.

O evento, que é aberto ao público, apresentará a população do território, iguarias da cozinha brasileira que fazem bem à saúde, valorizando o regionalismo, as artes, a cultura e o trabalho, articulando teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade. O publico poderá ainda poderá provar alguns alimentos que serão comercializados no evento.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estudantes do CETEP da Bacia do Jacuípe participam da Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos

O município de Ipirá, um dos principais produtores de artefatos de couro da Bahia, promove até domingo (dia 15/12), no Centro de Cultural Elofilo Marques, a Feira Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos. Quem for visitar o evento, poderá apreciar bolsas, cintos carteiras e chaveiros, confeccionados pelos estudantes do curso técnico em Artefatos de Couro, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP). Esta é mais uma oportunidade para serem divulgadas as ações do Centro em benefício do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território e para os estudantes aperfeiçoarem seus conhecimentos ao vivenciarem na prática situações do cotidiano.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CEEP Isaías Alves promove III Feira de Tecnologia

O Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (CEEP), situado no bairro do Barbalho, em Salvador, realiza até sexta-feira (dia 13/12), às 11h30, no próprio Centro, a terceira edição da Feira de Tecnologia.  O evento, realizado pelos estudantes do curso técnico em Informática, tem como objetivo difundir o conhecimento sobre as novas tecnologias, além de mostrar o conhecimento construído pelos estudantes por meio do curso. A atividade é aberta ao público.

Workshop sobre Sustentabilidade é realizado no CETEP Litoral Sul II

 Sustentabilidade, leitura e cidadania: entrelaçando conhecimentos. Este é o tema do II Workshop, promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna. O evento está sendo realizado até amanhã (dia 13/12), às 17h, no próprio Centro.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães realiza Semana de Tecnologias, Gestão e Negócios

Os estudantes dos cursos técnicos em Contabilidade, Comércio, Computação Gráfica, Secretariado e Manutenção e Suporte em Informática do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP), em Jacobina, estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos participando da I Semana de Tecnologias, Gestão e Negócios: “Os novos paradigmas para os profissionais de Tecnologia, Gestão e Negócios em tempos de mudança”.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ilhéus sedia I Feira da Educação Profissional do Território de Identidade Litoral Sul

Os Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio no Território de Identidade do Litoral Sul estão reunidos hoje (dia 10/12), até as 20h, e amanhã (dia 11/12), das 8h às 16h, no Centro de Convenções de Ilhéus, para realizar a I Feira da Educação Profissional da Rede Estadual no Litoral Sul com o tema  “Inovar”.

Formatura fortalece Território de Identidade do Baixo Sul

                                                       
O Governo do Estado está formando novos técnicos de nível médio no Território de Identidade do Baixo Sul. São 142 jovens e trabalhadores, preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho, concluintes dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Agroecologia, Análises Clínicas, Controle Ambiental Enfermagem e Nutrição e Dietética pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), em Gandu. A solenidade de colação de grau está agendada para acontecer às 19h, desta quinta-feira (dia 12/12), na 1º Igreja Batista.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

2º Expo Agro é realizada no CETEP da Costa do Descobrimento

O Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento (CETEP), em Eunápolis, realiza hoje (dia 06/12), até às 16h, no próprio Centro, a 2º Expo Agro. A ideia é divulgar o curso técnico em Agropecuária, e sua importância, para a comunidade do entorno do Centro e para os empresários do município e do Território.

Semana de Química é realizada no CEEP em Saúde e Gestão

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Gerência em Saúde, Secretariado e Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), em Guanambi, promovem até hoje (dia 06/12), às 21h30, a I Semana de Química “365 dias de Química no cotidiano”. Na programação, que envolve oficinas e exposições em estandes, estão sendo apresentados casos em que a química se aplica no dia-a-dia, na tentativa de mostrar à comunidade que o estudo dessa ciência pode ser divertido e é compensador.

O evento, que é aberto ao público, demonstra as ações de iniciação cientifica presentes no currículo da Educação Profissional da Bahia que tem como um dos seus princípios a Educação Integral, articulando, portanto, teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade, os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho.

Estudantes participam de Seminário e Feira de Tecnologia da Informação

O Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici (Stiep), iniciou, nesta quinta-feira (5/12), o Seminário e II Feira de Tecnologia da Informação. O evento, voltado para os estudantes do curso técnico em Informática, busca aproximar os alunos das discussões relativas à tecnologia, motiva-os, apresenta a diversidade de oportunidades possibilitadas pelo curso e promove a troca de conhecimentos sobre a área.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Estudantes do CEEP do Campo Paulo Freire apresentam projetos que beneficiam pequenos produtores rurais

 O Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), em Santa Luz, promove até amanhã (dia 06/12), das 13h às 22h, a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais, que reúne projetos de baixo custo com objetivo de  beneficiar os pequenos agricultores do Território do Sisal.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sustentabilidade e empreendedorismo é tema de evento no CEEP em Gestão e Meio Ambiente

Sustentabilidade e empreendedorismo: uma perspectiva intervencionista será tema da 1º Semana de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, promovida pelos estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Meio Ambiente, Recursos Humanos e Vendas, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), em Brumado. O evento será iniciado amanhã (dia 05/12), a partir das 17h30, e encerrado no sábado (dia 07/12), às 17h.

Estudantes promovem Feiras de Educação Profissional

Estudantes dos Centros Territoriais e Estaduais promovem, até o final deste mês, Feiras de Educação Profissional com o propósito de apresentar projetos de intervenção social e tecnologia social e, mais que isso, estimular a relação de ensino e aprendizagem, fomentar a iniciação científica e o protagonismo dos futuros técnicos de nível médio na construção dos saberes.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Educação Profissional promove Seminário Interterritorial em Eunápolis

Diferentes atores sociais dos Territórios de Identidade do Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul estarão reunidos na próxima quinta-feira (dia 05/12), das 9h às 18h, no Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento (CETEP), em Eunápolis, para participar do Seminário Interterritorial da Educação Profissional. Este é sexto dos nove encontros que estão sendo realizados pela Secretaria da Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF) até 2014.

Estudantes da Educação Profissional fazem intervenção social e prestam serviços gratuitos à comunidade de Itabuna

A comunidade de Itabuna está convidada para participar da VI edição da Feira de Saúde promovida Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP).  A Feira acontecerá na próxima quarta-feira (dia 04/12), das 8h às 13h, na Praça José Bastos e este ano trouxe o tema “Sem cuidados com a saúde não há qualidade de vida”.


Projeto do CETEP do Sertão Produtivo é apresentado no Seminário Nacional do Observatório da Educação na Câmara dos Deputados

 O projeto Caravana do CETEP, do Centro Territorial de Educação Profissional  do Sertão Produtivo, em Caetité, foi um dos 10 projetos selecionados como exemplo de experiência educacional bem sucedida, realizada por escola  pública, para ser apresentado no Seminário Nacional do Observatório da  Educação que acontecerá amanhã (dia 03/12), às 9h, no plenário 1, do Anexo  II, da Câmara dos Deputados, em Brasília.