quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estudantes promovem Feiras de Educação Profissional

Estudantes dos Centros Territoriais e Estaduais promovem, até o final deste mês, Feiras de Educação Profissional com o propósito de apresentar projetos de intervenção social e tecnologia social e, mais que isso, estimular a relação de ensino e aprendizagem, fomentar a iniciação científica e o protagonismo dos futuros técnicos de nível médio na construção dos saberes.



No Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II (CETEP), em Mundo Novo, por exemplo, os estudantes dos cursos técnicos em Informática, Comércio e Enfermagem, promovem hoje (dia 04/12), das 14h às 21h, e amanhã (dia 05/12), das 9h às 17h, a 2º Feira do Conhecimento cujo tema é “Articulando saberes na Educação Profissional de nosso Território”.

Consta na programação, que o evento será iniciado com a palestra sobre a importância da qualificação profissional no preparo de jovens, adultos e trabalhadores para serem inseridos no mundo do trabalho.  Também serão realizadas apresentações culturais dentre elas, poesias de autorias de uma estudante do curso técnico em Enfermagem; apresentações de grupos de dança da cultura africana, por estudantes do curso técnico em Comércio e de um coral do curso de técnico em Informática, dentre outros. As apresentações também contarão com a participação de grupos de capoeira do município, a exemplo do Berimbau da Paz.

À noite, o público poderá conferir a Mostra de Projetos. Do curso técnico em Comércio será possível aprender um pouco mais sobre gestão administrativa, gestão sustentável e código de defesa do consumidor. A turma de Enfermagem irá apresentar os projetos “Novembro Azul”, que reforça a importância sobre os cuidados que o homem deve ter para evitar o câncer de próstata; “O uso de métodos contraceptivos, qual a importância?”, salientando a eficácia para evitar a gravidez indesejada e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. A comunidade pode levar seu computador para realizar manutenção, serviço prestado pelos estudantes do curso técnico em Informática. 

Amanhã (dia 05/12), continuará sendo realizada a Mostra de Projetos. Sob orientação dos professores, os estudantes do curso técnico em Enfermagem irão aplicar vacinas contra doenças, a exemplo da Hepatite A e B. O evento será encerrado com dramatizações sobre Mal de Alzheimer, encenada pelos técnicos em Enfermagem, e sobre o direito do consumidor, interpretada pelos técnicos em Comércio.

Já os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Informática e Vendas do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), em Jequié, promovem também a partir de hoje (dia 04/12) até sexta-feira (dia 06/12), das 8h às 21h, a I Feira Tecnológica e Cultural “Inovação e Sustentabilidade”.

A Feira está divida em três espaços: “Mostra de Trabalhos”, “Espaço Formativo” e o “Espaço Alternativo”. Na Mostra de Trabalho, os estudantes dos diferentes cursos técnicos estarão mostrando como é possível realizar a coleta seletiva e o descarte consciente de recursos tecnológicos; as técnicas para formatar planilhas na ferramenta Excel; o uso das tecnologias sociais de forma sustentável; dicas sobre empreendedorismo; uso da energia solar na construção civil; a construção civil e suas etapas, entre outros.

No espaço alternativo, serão ministradas palestras sobre temas voltados para a literatura: “O olhar da natureza sobre a literatura”; “Sustentabilidade”; “Metais pesados: efeitos tóxicos” e “Desenvolvimento Sustentável no Vale do Criciúma – Jequié”. Além disso haverá mesas redondas sobre as rotinas de trabalho do técnico em Edificações. As palestras serão ministradas por profissionais de instituições públicas do município.

Quem quiser participar das oficinas no “Espaço Informativo” poderá aprender um pouco mais sobre: Excel básico; uso de sites buscadores como ferramenta de pesquisa; conhecendo o DNA, além de mini cursos sobre ética, cidadania e direto do consumidor, manutenção de computadores, segurança do trabalho na atualidade, estudos topográficos, elaboração e apresentação de currículos, redação oficial, e outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário