terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CETEP de Vitória da Conquista promove o I Encontro de Integração e Tecnologias

 O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista, promove amanhã (dia 18/12) e quinta- feira (dia 19/12), das 8h às 21h, e sexta-feira (dia 20/12), das 8h às 13h, o I Encontro de Integração e Tecnologias “Aprendizagens, Vivências e Descobertas". O evento será realizado pelos estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Contabilidade, Comércio, Enfermagem, Edificações e Informática.


Como diz o tema, o evento busca integrar Aprendizagens, Vivências e Descobertas da comunidade estudantil, conduzindo-a para discussões sobre à tecnologia, além de favorecer o diálogo entre as diferentes linguagens desenvolvidas nos saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho, aliando portanto, teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade.

Foram convidados, pelos estudantes, profissionais das áreas específicas para ministrar palestras e oficinas. Conforme programação, os minicursos contemplam os seguintes temas: tecnologia da produção de semente; tecnologia da produção de tomate; tecnologias de convivências com a seca; criação de galinha caipira; identificação de pragas na Agricultura; experimentação agrícola; cultivo de palmas e AutoCAD. Já as palestras irão dar destaque às tendências e potenciais da agricultura no mundo; software livre; robótica educativa e normas na construção civil.

Projetos - Os estudantes do curso técnico em Enfermagem irão dar orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e como proceder em situações de primeiros socorros. No estande do curso técnico em Agropecuária, a comunidade poderá compreender como ocorre o processo de tecnologias de produção de alimentos de origem vegetal e animal, dentre eles: defumação de carnes, produção de picles, frutas em caldas, rapadura, requeijão e outros produtos.

Juntamente com os estudantes do curso técnico em Agroecologia, a turma do curso técnico em Agropecuária, também estará dando orientações à comunidade sobre tecnologia de pós-colheita em frutas e hortaliças. Os visitantes terão a oportunidade de visitar o Circuito da Horta, para conhecer o sistema de cultivo orgânico de hortaliças desde a produção de mudas, nutrição e adubação, confecção de canteiros até o processo final, que é a colheita.

Os estudantes do curso técnico em Informática, além de realizar manutenção em computadores, irão demonstrar como é possível confeccionar circuitos lógicos utilizando arduino, que é uma placa eletrônica utilizada para construir projetos eletrônicos e robóticos. Eles também irão ministrar oficinas, dentre os temas: informática básica; sistemas operacionais Linux e Windows; e evolução dos jogos digitais.

A turma do curso técnico em Edificações irá apresentar maquetes confeccionadas a partir de mapas com curvas de nível para ilustrar o relevo da Bahia. Eles também apresentarão uma exposição fotográfica chamada “Vitória da Conquista: Ontem e Hoje”.

Quem quiser aprender a fazer o cálculo do imposto de renda ou de pensão alimentícia poderá passar no estande do curso técnico em Comércio. Também serão dadas dicas sobre como montar seu próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário