Brigadeiro de umbu, cocada de umbu e umbuzeitona são alguns dos produtos criados pelos estudantes do curso técnico em Agroindústria, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). Estes produtos fazem parte do projeto “Beneficiamento Sustentável do Umbu” elaborado pela professora do curso, Érica Paiva em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A ideia com esta tecnologia social, de baixo custo, é agregar valor à fruta nativa do Nordeste processando o umbu de diversas formas e contribuir para a geração de emprego e renda, sobretudo, na agricultura familiar.
De acordo com a professora, foram desenvolvidos 11 produtos na EBDA. “Os estudantes participaram inicialmente de palestras, para compreenderem as características da fruta, e depois aplicaram os conhecimentos adquiridos na prática”, explicou. Para a professora, esta iniciativa, além de evitar o desperdício do alimento, beneficia o pequeno agricultor. “Por ser uma fruta nativa, ela não precisa do produtor, o que é muito interessante para o pequeno agricultor, por exemplo. O custo é zero, o trabalho é só colher a fruta do pé e aproveitá-la ao máximo”, disse.
A estudante, Alessandra Santos, conta que até a casca é aproveitada. “Fazemos geleias de casca de umbu. É maravilhosa”. Alessandra afirma que a preocupação não se restringe a evitar o desperdício da fruta no período das safras, mas de pensar em uma produção que não cause danos à saúde e que seja sustentável, protegendo o meio ambiente. “Nossa produção é toda natural. Não utilizamos nada industrializado”, disse, citando produtos como as compotas de umbu e a umbuzada que seria uma espécie de vitamina de umbu.
Também estudante do curso, Andréa Fontes, diz que os planos são de criar ainda mais produtos derivados do umbu. “A região é rica dessa fruta. Porque não pensar em uma forma de beneficiar a comunidade? Os produtos criados podem ser comercializados e essa é uma possibilidade de sustento interessante e bastante econômica”, concluiu.
Ações como esta, reafirmam a concepção da Educação Profissional da Bahia cuja matriz curricular prevê o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Além disso, contempla a dimensão ambiental para que os estudantes atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade onde vivem.
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