De acordo com o diretor do CETEP, Ivanilton Silva,embora seja aberto ao público, o seminário é direcionado a representantes de outras secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos entre outros, que podem proporcionar a oportunidade de estágio para os futuros técnicos. “Queremos mostrar a este público como nossos estudantes estão sendo preparados para o exercício profissional e o quanto o estágio é importante para esta formação e inserção cidadã no mundo do trabalho”, destacou o diretor.
O estágio é parte da matriz curricular da Educação Profissional (EP) que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Tem a duração de 400 horas e deve ocorrer em um turno oposto ao qual o estudante está matriculado. Ocorre com orientação e supervisão de professores designados pela Secretaria da Educação. Durante o estágio, os futuros técnicos irão contribuir com as instituições por meio de práticas relacionadas à formação técnica específica. Por outro lado, irão aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades sendo melhor preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.
A Rede Estadual de Educação Profissional conta com estudantes de 75 cursos técnicos de nível médio preparados para o processo de estágio. Os interessados podem requerer estagiários diretamente nos 29 Centros Territoriais e 25 Centros Estaduais de Educação Profissional, além das 104 unidades da rede que ofertam Educação Profissional distribuídos em 119 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As solicitações de estagiários podem ser feitas também junto à Coordenação de Estágio da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia.
Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: estagio.suprof@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário