Foto: Arquivo CETEP |
Já na última quarta-feira (27/8), foi a vez do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, realizar a I Feira de Ciências de Educação Profissional. No mesmo dia, o Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, sediou a I Mostra da Educação Profissional e a II Feira de Ciências.
O diretor do CETEP da Bacia do Rio Grande, José Luiz, destaca a oportunidade que os estudantes têm para exercitar, por meio de projetos, a aprendizagem construída nos cursos. “Nas mostras e nas feiras, os alunos podem desenvolver trabalhos dentro de temas específicos dos cursos nos quais atuam”, diz. Ele ainda ressalta a participação dos professores na orientação para confecção dos projetos. “Os estudantes ainda têm a chance de debater com os orientadores e trazer ideias”, considerou.
Com esta mesma visão, a diretora do CETEP da Bacia do Rio Corrente, Lilianne Borba Castro, falou da importância das iniciativas. “A expressão é protagonismo juvenil. Os estudantes se tornam estimulados a criar e a desenvolver um projeto que parte do próprio conhecimento adquirido nos cursos”, exalta.
A estudante do primeiro ano do curso técnico em Enfermagem do CETEPda Bacia do Rio Corrente, Priscila Ribeiro, descreve o projeto desenvolvido por sua turma, que conta com mais 20 colegas. “Por meio de reuniões, chegamos ao colete pró-saúde, que combate as dificuldades posturais e traz diversos benefícios com o uso da água aquecida”, destaca. Priscila fala, também, sobre a importância dos professores, que orientam os trabalhos. “Temos um excelente acompanhamento, além de ser uma forma de exercitarmos nossa criatividade”.
As etapas local e territorial da I Mostra da Educação Profissional e as Feiras de Ciências regionais são utilizadas como seletivas para a Etapa Estadual da I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e da Feira de Ciências da Bahia, que, em 2014, acontece durante o 3º Encontro Estudantil, no mês de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, reunindo projetos e trabalhos de todos os Territórios de Identidade baianos.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário