Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.
Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.
Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.
Projetos
desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação
Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos
Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este
ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento,
promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu),
prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de
incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e
superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino
de todo o País.
Ao todo, serão
apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de
Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado
“Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar
como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a
mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem
poluição ao meio ambiente.
Rebeca
dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das
pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e
conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma
experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como
idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao
apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que
pode ser renovada”, disse.
O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a
importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível
médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática,
nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a
pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua
comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas
pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a
importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.
Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação
Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida
em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações
reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a
dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho
como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das
demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da
Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para
a sociedade.
Confira a lista completa dos projetos
participantes:
CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
- Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
- Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
- Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
- O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
- Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
- Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
CETEP da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
- Produção de álcool a partir de microalgas
- Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
- Determinação do pH da chuva de Camaçari
- Robô de Sumô
CEEP
Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
- Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
- Infomec
- Bomba Hidráulica Sustentável
- Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
CEEP em Controle e
Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
- Uploadin- Educação em Nuvem
CEEP em Gestão e
Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
- Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
- Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
CETEP
do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
- Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA
CETEP
do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
- Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional
CEEP
em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
- Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
- Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
- Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
- Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
- Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e execução de ações de reposição da mata ciliar
- Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
- Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.
Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.
Rebeca dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que pode ser renovada”, disse.
O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.
Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.
Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
Confira a lista completa dos projetos participantes:
CEEP Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
• Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
• Infomec
• Bomba Hidráulica Sustentável
• Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
• Infomec
• Bomba Hidráulica Sustentável
• Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
• Uploadin- Educação em Nuvem
CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
• Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
• Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
• Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
• Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
• Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
• Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
• O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
• Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
• Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
• Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
• Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
• O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
• Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
• Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
• Produção de álcool a partir de microalgas
• Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
• Determinação do pH da chuva de Camaçari
• Robô de Sumô
• Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
• Determinação do pH da chuva de Camaçari
• Robô de Sumô
CETEP do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
• Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA
CETEP do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
• Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional
CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
• Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
• Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
• Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
• Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
• Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e execução de ações de reposição da mata ciliar
• Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
• Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.
• Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
• Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
• Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
• Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
• Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e execução de ações de reposição da mata ciliar
• Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
• Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.
Confira a lista completa dos projetos participantes:Rebeca dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que pode ser renovada”, disse.
O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.
Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
CEEP Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
• Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
• Infomec
• Bomba Hidráulica Sustentável
• Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
• Infomec
• Bomba Hidráulica Sustentável
• Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
• Uploadin- Educação em Nuvem
CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
• Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
• Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
• Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
• Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
• Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
• Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
• O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
• Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
• Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
• Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
• Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
• O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
• Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
• Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
• Produção de álcool a partir de microalgas
• Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
• Determinação do pH da chuva de Camaçari
• Robô de Sumô
• Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
• Determinação do pH da chuva de Camaçari
• Robô de Sumô
CETEP do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
• Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA
CETEP do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
• Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional
CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
• Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
• Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
• Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
• Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
• Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e execução de ações de reposição da mata ciliar
• Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
• Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.
• Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
• Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
• Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
• Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
• Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e execução de ações de reposição da mata ciliar
• Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
• Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário