quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estudantes da rede estadual apresentam projetos na FEMMIC

Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.

Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.

Projetos desenvolvidos por estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da capital e do interior estão sendo apresentados na 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), que, este ano, traz como tema “Ciência e Desenvolvimento para a Comunidade”. O evento, promovido pelo Instituto Federal Baiano de Catu (IFBaiano/ campus Catu), prossegue até domingo (dia 09/08), no Campus Catu. A FEMMIC tem o intuito de incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior, e reúne professores e estudantes de diversas instituições de ensino de todo o País.
Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.
Rebeca dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que pode ser renovada”, disse.
O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.
Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.

Confira a lista completa dos projetos participantes:

CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
  • Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
  • Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional 
  • Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
  •  O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
  • Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
  • Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar


CETEP da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
  • Produção de álcool a partir de microalgas
  • Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
  • Determinação do pH da chuva de Camaçari
  • Robô de Sumô

CEEP Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
  • Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
  • Infomec
  • Bomba Hidráulica Sustentável
  • Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir

CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
  • Uploadin- Educação em Nuvem


CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
  • Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
  • Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo


CETEP do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
  • Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA


CETEP do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
  • Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional


CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
  • Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
  • Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
  • Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
  • Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
  • Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e  execução de ações de reposição da mata ciliar
  • Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
  • Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.



Ao todo, serão apresentados 26 projetos, entre eles o projeto do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, intitulado “Estádio com Gerador Eólico Eletromagnético”, que tem o objetivo de demonstrar como é possível produzir energia elétrica por meio do vento utilizado a mecânica e a eletricidade para criação de um microgerador sustentável, sem poluição ao meio ambiente.
Rebeca dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que pode ser renovada”, disse.

O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.

Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
Confira a lista completa dos projetos participantes:
CEEP Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
•    Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
•    Infomec
•    Bomba Hidráulica Sustentável
•    Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
•    Uploadin- Educação em Nuvem
CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
•    Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
•    Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
•    Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
•    Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
•    Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
•    O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
•    Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
•    Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
•    Produção de álcool a partir de microalgas
•    Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
•    Determinação do pH da chuva de Camaçari
•    Robô de Sumô
CETEP do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
•    Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA
CETEP do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
•    Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional
CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
•    Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
•    Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
•    Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
•    Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
•    Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e  execução de ações de reposição da mata ciliar
•    Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
•    Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.

Confira a lista completa dos projetos participantes:
Rebeca dos Santos Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica e uma das pesquisadoras do projeto, diz que está ansiosa para apresentar a iniciativa e conhecer pesquisas desenvolvidas por estudantes de outros lugares. “Esta é uma experiência enriquecedora para todos. No nosso caso, seremos conhecidos como idealizadores de uma pesquisa que traz benefícios para o meio ambiente, ao apresentarmos este experimento sobre energia eólica, uma energia limpa e que pode ser renovada”, disse.

O professor José Carlos Calmon Caldas, orientador do projeto, reforça a importância destas iniciativas para formação dos futuros técnicos de nível médio. “Aprimorando seus conhecimentos teóricos em contato com a prática, nossos estudantes se aperfeiçoam não só para a técnica, mas também para a pesquisa científica e para serem profissionais e cidadãos comprometidos com sua comunidade e com sua profissão. Eles amadurecem em contatos com estas pesquisas, passando a ter certeza de que estão no caminho certo e sobre a importância do seu papel como técnico de nível médio”, disse.

Os projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contemplam a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
CEEP Áureo de Oliveira Filho/Feira de Santana
•    Um dia de saúde e bem estar na sala de aula. Promovendo a paz por meio de práticas saudáveis
•    Infomec
•    Bomba Hidráulica Sustentável
•    Da sala de aula ao espaço da oficina: aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir
CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira/ Salvador
•    Uploadin- Educação em Nuvem
CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira/ Ilhéus
•    Biodigestor portátil para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
•    Degradação de Sacolas Plásticas a partir de Bactérias do Solo
CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano/ Alagoinhas
•    Aproveitamento de Resíduo de madeira na produção de revestimento ecológico
•    Flores comestíveis no contexto agroecológico e nutricional
•    Irrigação e nutrição na escola no sistema de aquaponia
•    O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – Compostagem
•    Uma visão psico-artística da arquitetura da cidade de Alagoinhas
•    Estudos das possíveis consequências da poluição sonora ambiente escolar
Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador/ Camaçari
•    Produção de álcool a partir de microalgas
•    Maquete de estádio com gerador eólico eletromagnético
•    Determinação do pH da chuva de Camaçari
•    Robô de Sumô
CETEP do Médio Sudoeste da Bahia / Itororó
•    Visita Verde: Criando Espaços Integradores em Unidades Escolares do Município de Itororó-BA
CETEP do São Francisco II Antônio Conselheiro/Uauá
•    Farinha da Casca da Abóbora: uma opção nutricional e medicinal não-convencional
CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa /Catu
•    Quais os riscos de se desconhecer os conservantes e aditivos químicos presentes nos alimentos consumidos?
•    Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
•    Os defensivos agrícolas e fertilizantes o veneno de cada dia?
•    Modelagem 3D: contribuição no processo de ensino aprendizagem no curso técnico em Petróleo e Gás
•    Análise do Estado de degradação de um fragmento do rio Catu, localizado no município de Catu-Bahia e  execução de ações de reposição da mata ciliar
•    Transformando resíduo orgânico, dos centros de abastecimento de Catu, em adubo
•    Uso indiscriminado de antibióticos na comunidade escolar.

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