O Encontro Estudantil do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional chega a sua quinta edição e, desta vez, está sendo realizado no município de Ilhéus, situado no Território de Identidade Litoral Sul. O evento cujo tema é “O Turismo na História de Ilhéus”, foi iniciado hoje (dia 23/09) e prossegue até quinta-feira (dia 25/09), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
Os anfritões do evento, estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), estão recebendo colegas oriundos de diferentes cursos, Centros e unidades da Rede Estadual de Educação Profissional, entre eles - cursos técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP), em Maraú, e do CEEP em Turismo do Centro Baiano Oliveira Maciel, em Seabra; curso técnico em Guia de Turismo e qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade do Colégio Estadual de Una; curso técnico em Guia de Turismo e Hospedagem, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador; cursos técnicos em Cozinha, Eventos, Guia de Turismo e Hospedagem, do CEEP em Turismo do Leste Baiano; curso técnico em Guia de Turismo, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhaes, em Jacobina.
Assim como nas outras edições, estes três dias serão de atividades intensas marcados com a realização de palestras, minicursos, oficinas e visitas técnicas, oportunizando o intercâmbio entre estudantes e profissionais experientes do mundo do trabalho, ao ampliarem seus conhecimentos sobre a relevância do turismo, especificamente, da cidade de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul do ponto de vista social, econômico e ambiental para o fortalecimento do desenvolvimento do Estado da Bahia.
Vanderson Silva dos Santos, 20, estudante do curso técnico em Guia de Turismo, do CETEP do Litoral Sul, em Maraú, destaca a importância do evento por possibilitar aprender mais sobre o turismo na Bahia, além de ser uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido por diferentes Centros. “Aprenderemos mais sobre o potencial turístico da cidade de Ilhéus e de outros municípios que integram o Território. Eu e outros colegas apresentaremos o projeto Oportunidade de negócios na Península de Maraú, que oportuniza a divulgação sobre os empreendimentos turísticos existentes, incentivando a ampliação dos negócios locais e atraindo novos investidores para a geração de mais emprego e renda”.
Programação- A abertura do evento aconteceu às 14h com a palestra “Turismo e Desenvolvimento Local em Ilhéus – Desafios e Perspectivas”. Às 16h30, foi apresentada uma mesa redonda sobre o tema “Atuação do Profissional no Mercado de Trabalho”. Entre uma palestra e outra, serão realizadas apresentações de música erudita e culturais de artistas da região.
Amanhã (dia 24/09), das 8h às 16h, serão realizados minicursos e oficinas ministrados por profissionais do Território. Dentre os temas das oficinas estão: Preparo de Mesas e Buffet, Artesanato, Preparo de Iogurte, Decorações. Além dos minicursos: Guia de Turismo - O Profissional e a Profissão, Meios de Hospedagem em Ilhéus, Painel do Turista, Escultura em Frutas, Gastronomia e Técnicas de Corte e Aproveitamento de Alimentos, Escultura em Toalhas, Turismo Rural, Alimentos e Bebidas.
Paralelamente às oficinas e minicursos, as delegações terão a oportunidade de participar de uma City Tour, visita guiada pelos estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, para conhecerem os pontos históricos de Ilhéus, dentre eles: o Teatro Municipal de Ilhéus, a Casa de Jorge Amado, o Circuito de Memórias e o Balneário do Tororomba.
O evento será encerrado na quinta-feira (dia 25/09), tendo início às 8h, com a Conferência “Empreender- Turismo/Sentido de Empreender. Logo mais às 18h, o Encontro será finalizado com apresentações culturais realizadas pelos estudantes visitantes a exemplo do Cucumbi, dança que retrata a luta negra pela sobrevivência ao ilustrar um rito de passagem da puberdade e da fertilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário