Os estudante do curso técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP), em Santa Maria da Vitória, realizaram na última quinta-feira (dia 04/09), a primeira ação de implantação do projeto de intervenção social Horta Escolar/ Lanche Nutritivo na Escola Municipal Arnaldo Pereira. A atividade envolve os estudantes da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental I para que possam ser agentes multiplicadores de boas práticas sustentáveis, ao incentivar o cultivo de alimentos sem agrotóxicos.
O Projeto foi dividido em duas etapas: teórica e prática. Para elaboração da primeira, os estudantes utilizaram conhecimentos obtidos por meio das disciplinas: Olericultura Geral, Manejo e Conservação do Solo. Nesta segunda etapa, os aprendizados serão aplicados na construção da horta semi-orgânica para plantio de hortaliças, a exemplo de: cebolinha, coentro, couve, beterraba, cenoura, abobrinha, pimentão. As hortaliças serão utilizadas na elaboração da merenda escolar.
André Andrade, 22, estudante do 3° ano do curso técnico em Agropecuária, ressalta a importância desta intervenção social. “É uma grande chance de aprender mais, com a mão na massa. Posso afirmar que é uma ação social de responsabilidade, pois estamos orientando estes estudantes para que possam aprender técnicas de implantação de uma horta e ficarem cientes dos benefícios trazidos pelo cultivo de alimentos semi-orgânicos.”
Saiba mais- O técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Podem administrar propriedades rurais, elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. A formação também permite atuarem na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, além de programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Conheça o catálogo nacional dos cursos técnicos na página do MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário