O CETEP Recôncavo II Alberto Torres foi instituído pela portaria 9.876, de 11 de dezembro de 2012, em substituição ao Colégio Estadual Alberto Torres. Com a transformação em Centro, o número de matriculas teve um crescimento de 117%. Em 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional, haviam 123 matriculados. Atualmente, conta com 945 matriculados em 10 cursos técnicos de nível médio: Agroecologia, Agropecuária, Análises Clínicas, Fruticultura, Informática, Logística, Secretariado, Segurança do Trabalho, Vendas e Zootecnia além dos cursos de qualificação profissional em: Administração, Agroextrativismo, Saúde e Telemática.
Além da cidade de Cruz das Almas, o Centro beneficia a outros municípios que integram o Território: Castro Alves, Cabeceiras do Paraguaçu, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Muniz Ferreira, Muritiba, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Saubara e Varzedo.
A atividade é aberta ao público e direcionada para toda sociedade civil, representantes de outras secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos entre outros.
A vice-diretora do pedagógico, professora Eliana Marques, acredita que após o evento a comunidade e as empresas compreendam um pouco mais os benefícios oriundos da transformação da unidade escolar em um Centro de Educação Profissional. “Nossos jovens e trabalhadores estão tendo a oportunidade de estarem qualificados para atenderem as necessidades das empresas, por exemplo, de calçados e de alimentos, que estão sendo instaladas no nosso município. É o momento ideal de mostramos como nossos jovens estão sendo preparados para o exercício profissional e como a Educação Profissional é uma política pública fundamental para a formação e inserção cidadã no mundo do trabalho. A participação de toda comunidade é fundamental para compreender como realizamos nosso trabalho e, consequentemente, auxiliar na divulgação das nossas ações”, destacou.
Quem for a Audiência Pública também poderá conhecer algumas das tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes do curso técnico em Informática como, por exemplo, o protótipo de prótese de uma mão infantil, confeccionada com alumínio, fita crepe, pedaços de madeira e lixa. “Estudei assuntos relacionados a área para obter conhecimento e construir o protótipo de prótese. As próteses de braço com controle mioelétrico são próteses que possuem abertura e fechamento da mão através da ação muscular”, explicou a estudante Sueli França da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário