O concurso visa, dentre outras coisas, disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado, incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, promover a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores independentes em ações de empreendedorismo e inovação, e reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras.
A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia estimula a participação da comunidade escolar neste tipo de atividade, pois inova e diversifica os currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. A rede contempla na sua matriz curricular, as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens como base científica para o aprendizado das tecnologias. Além disso, estimula o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia solidária, adotando o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.
O Concurso Ideias Inovadoras 2013 se insere no Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb. Serão distribuídos R$ 180 mil em prêmios, destes, 30 mil são destinados para os premiados da categoria ensino médio e técnico de nível médio. Os estudantes da Rede Estadual de Educaçação Profissional que participarem do concurso podem enviar informações para acompanhamento da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógica da Educação Profissional: dirdep@gmail.com. Para saber mais detalhes do concurso acesse:
www.fabesb.ba.gov.br
Mais oportunidades - A Fapesb também está com inscrições abertas para o Edital de Apoio à Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação para a disseminação da cultura cientifica e do empreendedorismo tecnológico e social. O objetivo é apoiar propostas que promovam à disseminação da cultura científica, tecnológica e de inovação, por meio de ações de educação para o empreendedorismo; de criação / incremento / fortalecimento de ambientes educacionais de C,T&I; e de desenvolvimento de protótipos científicos inovadores.
Cada proposta poderá ser submetida em uma das três) Linhas de Apoio: Educação Inovadora para a Ciência e/ou para o Empreendedorismo Tecnológico e/ou Social; Criação e/ou Incremento e/ou Fortalecimento de Ambientes Educacionais de C,T&I e Construção de Protótipos Científicos Inovadores. Serão disponibilizados para este Edital, recursos financeiros não-reembolsáveis no valor total de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais), provenientes da Fapesb.
As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores que possuam vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior – IES ou com Centros de Pesquisa localizados no Estado da Bahia. Nesse caso, professores, gestores e funcionários dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades de ensino que ofertam Educação Profissional também estão aptos a participar. Para saber mais, acesse: http://www.fapesb.ba.gov.br/?page_id=12143
Nenhum comentário:
Postar um comentário