Os moradores da cidade de Jaguaquara, no Território de Identidade do Vale do Jequiriçá, estão convidados a participar nesta quinta (dia 18) e sexta-feira (dia 19), da I Feira de Ciências do Curso Técnico em Agroindústria realizada pelo Colégio Estadual Pio XII. Os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do curso técnico de nível médio em Agroindústria irão apresentar resultados de ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.
A abertura da feira será amanhã, às 19 h, no auditório da unidade escolar, com a palestra A importância do Método Científico e da Pesquisa Científica na Vida Estudantil. Ao mesmo tempo será apresentada uma mostra de vídeo sobre Investigação Cientifica.
Na sexta-feira (dia19), das 13h30 às 21h, também na unidade escolar, a programação continua com a mostra científica A Química para um mundo melhor e com a exposição de painéis sobre a osmose na fabricação de picles, secador econômico para desidratação de tomates reaproveitando materiais recicláveis. A exposição contemplará, ainda, questões como o cultivo de hortaliças em mini-hortas feitas de folhas de jornal, o uso de material orgânico para obtenção de biogás, entre outros temas.
Segundo Nelma Porto, diretora da Unidade Escolar, o evento antecipa as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada todos os anos no mês de outubro. “Buscamos incentivar os/as estudantes para se interessarem pela ciência e, também, para auxiliar os educadores a obterem conhecimentos necessários para orientá-los sobre a importância da prática e produção científica”, afirmou.
A professora Rosângela da Guarda, articuladora pedagógica, explica que as pesquisas procuram instruir os agricultores familiares, incentivando-os a fazer o uso correto de defensivos, inseticidas naturais, entre outros experimentos. “Por meio dos resultados obtidos nas pesquisas, os/as estudantes estarão colocando em prática seus conhecimentos em benefício da comunidade rural do nosso município, dando orientações adequadas sobre o uso dos defensivos agrícolas naturais”, afirmou.
O painel A produção de geléias e frutas tropicais utilizando albedo do maracujá amarelo, idealizado pelos estudantes do 3º ano, será também exposto na I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais que será realizada de 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário