Durante toda semana, atividades em comemorações ao Dia do Estudante foram realizadas nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Entusiasmados, os estudantes promoveram ações esportivas, culturais e debates com o objetivo de promover a integração da comunidade escolar e as famílias dos estudantes, na busca pela construção da solidariedade e o respeito pela diferença de ideias.
No Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP de Itaparica), em Paulo Afonso, aconteceu o I Torneio Interclasse. Também foram expostos filmes educativos sobre etnias e realizados bingos com sorteios de brindes. Segundo a diretora Maria de Lourdes Andrade, a atividade buscou inserir os estudantes em um ambiente de lazer e resgate social. “Quando promovemos atividades como estas, estamos incentivando os/as estudantes a terem a capacidade de respeitar as diferenças dos semelhantes diante do confronto de ideias e opiniões na vida”, afirmou.
O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP do Recôncavo) também promoveu a I Gincana Cultural: Território de Identidade do Recôncavo. No CETEP Litoral Sul, em Maraú, aconteceu uma palestra orientando os estudantes sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência. A palestra foi ministrada pela Secretaria de Saúde do município.
No CETEP Piemonte do Paraguaçu I, Itaberaba, foi apresentada, nos três turnos, a peça teatral “Literatura de Cordel, as mulheres de Umbuzeiro”. A peça foi produzida pelo professor Adriano Nascimento e encenada por estudantes de todos os cursos técnicos ofertados no Centro. Também foram realizadas apresentações musicais e um sarau.
O Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Tucano, promoveu uma visita técnica em Canudos. Na oportunidade, os/as estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo conheceram a história do município que foi palco do confronto, entre 1896 a 1897, integrantes do grande movimento popular liderado por Antônio Conselheiro e o Exército, que culminou na denominada Guerra de Canudos, imortalizada por Euclides da Cuns na sua obra prima, “Os Sertões”.
Ações integradas de educação básica e profissional, particularmente nas dimensões territoriais e culturais, tem sido uma das marcas da Educação Profissional da Bahia, perpassando todas as atividades executadas pelas unidades e apoiadas pela Superintendência de Educação profissional (SUPROF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário