Foto: Divulgação/ Jacobina |
Foto: Divulgação/ Seabra |
Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (CEEP), em Seabra, realizam até hoje (dia 21/11), às 22h, o “NovemBráfrica”, cujo objetivo é refletir e discutir a história da música contemporânea afrodescendente na América do Norte, no Brasil e sua influência na cultura afro-brasileira. Para isso, os estudantes estarão realizando exposições de instrumentos musicais, capas de LP’s e apreciação de ritmos afros americanos.
Também irão ministrar oficinas sobre: técnicas de percussão, uso de plantas medicinais nos rituais e estética afro - penteado afro e arrumação de turbantes. Além da exibição de filmes nacionais, a exemplo de: Cadilac Records e Jardim das Folhas Sagradas, e exposições de telas confeccionadas pelos estudantes inspiradas pela obra de Carybé e Heitor Prazeres.
Foto: Divulgação |
Outras atividades- Outros Centros de Educação Profissional também promoveram atividades alusivas nesta semana. No Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas, estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Informática, Meio Ambiente, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Desenho da Construção Civil promoveram de segunda-feira (17/11) até ontem (dia 20/11), no próprio Centro, o I Simpósio da Consciência Negra “Entre a alteridade e a valorização do outro”.
Dentre as atividades que constam na programação tiveram mais de 30 minicursos ministrados por profissionais da UFBA, da UEFS, da UNEB e do IFBaiano, alguns abordaram as seguintes temáticas: estudo étnico nas ciências exatas e biológicas; Ubuntu- a filosofia e o software, onde falaram sobre programa baseado no Linux criado a partir de uma filosofia africana, a qual prega que toda criação deve favorecer a comunidade; sustentabilidade ambiental e tradições culturais nas comunidades quilombolas do Catuzinho e de Boa União, situadas no município de Alagoinhas; anemia falciforme- incidência da doença frente a população negra; hipertensão na comunidade negra; cultura afro no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis.
A professora Daniela Rúbia, uma das organizadoras da atividade, destacou que a atividade oportuniza a comunidade estudantil a vivenciarem e refletirem sobre situações que remetem ao preconceito étnico e racial vivenciando por grande parte da população brasileira. “Nossa intenção foi promover, por meio de minicursos, discussões variadas dentro das temáticas, que normalmente são restritamente acadêmicas, para o ambiente escolar. Assim, estaremos ampliando o conhecimento dos nossos estudantes para que possam agir enquanto multiplicadores na luta contra preconceito racial”.
Foto: Oficina de Make |
Em Salvador, os estudantes do curso técnico em Administração, do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, apresentam, também, ontem (dia 20/11), o projeto “Vozes no Silêncio”, que reúne apresentações musicais e teatrais, oficinas de grafismo africano e estamparia, além de diversas palestras voltadas para questões étnicas. A professora Patrícia Cruz, uma das orientadoras da atividade, explica que a ideia foi ressaltar, por meio destas ações, a importância da valorização da cultura negra dentro da escola. “Nossos estudantes estarão criando espaços para realizar manifestações artísticas que proporcionem a reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. É uma atividade que apresenta a escola cumprindo seu papel de oportunizar a reflexão crítica sobre os valores culturais, sociais, atitudinais, a exemplo da ética, solidariedade, respeito, cidadania.”
Foto: Desfile de moda/ CETEP do Sisal, Serrinha |
Também em Salvador, os estudantes do CEEP em Gestão Severino Vieira, fizeram apresentações sobre a temática. Em Ilhéus, os estudantes do CEEP Álvaro Melo Vieira Filho, expuseram iguarias da culinária africana, realizaram apresentações de dança e teatral. No CETEP do Sisal, em Serrinha, a participação no desfile Beleza Negra, realizado pela Secretaria de Cultura do município, resultou na premiação em 1º lugar da estudante Dejaline Damasceno, do curso técnico em Administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário