Foto: Arquivo Suprof |
O CETEP da Chapada Diamantina, em Wagner, por exemplo, foi contemplado com recursos de ordem de R$ 1,5 milhão, fruto de convênio firmado entre os Governos Federal e Estadual, por meio do Programa do Governo Federal Brasil Profissionalizado.
Os recursos estão sendo utilizados na construção de 8 laboratórios que irão beneficiar os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Edificações e Meio Ambiente. Já foi finalizada a construção de um módulo de 05 salas. Também está sendo construído um alojamento, com capacidade para 50 pessoas, e um auditório com capacidade para 125 pessoas. As obras contemplam projetos arquitetônicos e estruturais e das áreas de elétrica, hidráulica e esgoto.
Para o professor Rodrigo Martins Serpeloni, diretor do CETEP da Chapada Diamantina, com os novos benefícios, em especial, a construção dos novos laboratórios, os estudantes terão mais oportunidades de se preparar para atender as demandas do mundo do trabalho. “Está não é só uma conquista da comunidade estudantil, mas de todo Território da Chapada Diamantina. Com estes novos laboratórios os estudantes poderão conciliar ainda mais a teoria e a prática para o melhor exercício da sua futura profissão”.
Foto: Pedro, estudante do CETEP da Chapada Diamantina |
Na sexta-feira (dia 29/03), o professor Almerico visitou o CETEP Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba. O Centro será beneficiado com a construção de 02 pavilhões de laboratórios para atender as necessidades dos cursos técnicos em Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática, Eletrotécnica e Agricultura. Também será realizado adequações físicas nas 18 salas de aula do Centro.
Foto: Professor Almerico conversa com Juvenal Morais, diretor do CETEP Piemonte do Paraguaçu I |
O professor Juvenal Morais, diretor do Centro, também avalia que a visita in loco é de extrema importância para continuidade do avanço da Educação Profissional nos diferentes Territórios de Identidade. “O ato de percorrer os espaços do Centro possibilita a melhor visualização das necessidades existentes, permitindo criar alternativas para solucionar problemas imediatos que, no nosso caso, são de ampliação do espaço e de reparos na estrutura física”, disse.
O professor Carlos Eduardo Dourado Bastos, diretor da Diretoria Regional da Educação-18 (Direc), em Itaberaba, acompanhou Lima em ambas visitas. Ele afirmou que a melhoria da infraestrutura reflete o trabalho de parceria que é realizado no cotidiano. “A visita do professor Almerico veio fortalecer o trabalho que a Direc realiza no cotidiano junto a equipe gestora do Centro, junto a comunidade. É um trabalho de parceira que tem objetivo único: trazer melhorias para a Rede Estadual de Educação Profissional, com uma infraestrutura capaz de proporcionar melhor qualificação e formação profissional para nossos jovens e trabalhadores”, disse.
Escuta- Ainda durante a visita ao CETEP da Chapada Diamantina, o professor Almerico Lima participou de uma reunião com a comunidade escolar e local onde os interessados puderam apresentar as demandas da Educação Profissional e tirar dúvidas sobre estágio curricular, compra de equipamentos, ofertas de novos cursos e concurso público para efetivação dos professores da Rede Estadual de Educação Profissional. Em Itaberaba, o professor Almerico dialogou com representantes do Colegiado Territorial, que também apresentaram as demandas e necessidades da Educação Profissional no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu.
O professor Almerico Lima comenta sobre a experiência de estar próximo da comunidade trocando ideias sobre os avanços, problemas e o futuro da Educação Profissional da Bahia. “Volto fortalecido por ver ‘in loco’ o fruto do trabalho coletivo, a inclusão dos jovens e trabalhadores do interior e o impacto da Educação Profissional nas cidades. Certeza do muito já feito e do muito mais que precisamos fazer. Concurso Público e a criação do Instituto Estadual de Educação Profissional são algumas desta ideias”, afirmou o superintendente.
Após as visitas, o professor Almerico participou da terceira edição da série de “Oficinas de Diálogo Social”, realizado em Itaberaba. O evento foi promovido pela Secretaria da Educação (SEC) por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), fruto de convênio celebrado com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Nenhum comentário:
Postar um comentário