Foto: Alef Almeida Nascimento |
Senhoras e Senhores, boa noite. Em nome dos Formandos dos Técnicos de Nível Médio da Educação Profissional da Bahia 2013, cumprimento a todos os presentes na noite de hoje; desde pais, avós, irmãos, amigos e amores. Cumprimento nosso Exmo Governador, Sr. Jaques Wagner; o Secretario da Educação, Prof. Osvaldo Barreto, o Superintendente de Educação Profissional, Prof. Almerico Lima; os gestores da Educação Profissional, os Professores e Funcionários Homenageados e demais Autoridades.
Hoje é um dia muito especial para todos nós. A data é única. É o nosso dia e estamos aqui com nossos familiares, amigos, professores e demais autoridades, dividindo esta alegria com os presentes e celebrando a conclusão de uma etapa importante de nossas vidas, a realização de mais um sonho. Os anos passarão e este dia será lembrado como o último momento em que estivemos juntos numa circunstância escolar.
Ao longo desse percurso, muita coisa aconteceu. São várias lembranças. O tempo passava e um sentimento tomava conta dos nossos corações: ansiedade. Tínhamos muitas expectativas e ao mesmo tempo medo; não sabíamos o que encontraríamos pela frente e por muitas vezes nos questionamos: Será que devo continuar o curso? E se eu não me identificar com a área depois de formado? Esses foram alguns dos questionamentos que nos afligiram, mas não nos deixamos desanimar e seguimos em frente.
À medida que aprendíamos mais sobre o Mundo do Trabalho e a sua importância, essas dúvidas viraram certeza e percebíamos que era isso que realmente queríamos.
Quanto conhecimento construído! Aprendemos o significado e a importância da nossa formação profissional, dos nossos cursos técnicos. Com o tempo, eles passaram por algumas mudanças e quem estuda ou já estudou sabe como eles trazem resultados positivos para as organizações, e como tem influenciado nossas vidas. E cada um construiu muito conhecimento. Portanto, tudo o que aprendemos, o conhecimento que construímos nunca poderá ser tirado de nós, pois na vida podem nos tirar tudo, exceto o nosso conhecimento, pois o levaremos por toda a vida. Todos nós, formandas e formandos, ouvimos palavras de incentivo, fomos desafiados a superar dificuldades, motivados a persistir a despeito dos obstáculos que marcam a caminhada.
Além de conhecimento, construímos amizades! Amigos que não ficaram restritos às paredes da sala de aula. Construímos vínculos de amizade também com os professores, funcionários e diretoras e diretores Amigos que jamais esqueceremos, pois nos ensinaram o verdadeiro significado da palavra amizade e nos tornaram mais humanos.
Por isso, só temos a agradecer a Deus, porque sem Ele nada é possível, aos nossos pais e familiares, aos nossos amigos, aos nossos professores e a todos que direta ou indiretamente nos apoiaram e contribuíram para que chegássemos até aqui. Essa vitória também é de vocês! Não poderíamos deixar de agradecer ao Governo do Estado, à Secretaria da Educação e a Superintendência de Educação Profissional, que nos possibilitaram o acesso a cursos técnicos de nível médio, numa escola pública de qualidade.
Bem maiores que essas palavras são os desejos e os sonhos que transitam em nós.
Queremos voar mais alto e buscar novos conhecimentos, pois temos a consciência de que muito ainda temos a aprender e que somente a educação é capaz de transformar pessoas e mudar o mundo. Como disse uma vez Nelson Mandela: “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação”.
Assim como a terra seca precisa da chuva e tem sede dela, assim também somos nós, precisamos e melhoramos com a educação, pois ela é a nossa chuva! E agradecemos aos nossos Centros de Educação Profissional e unidades escolares por nos terem proporcionado essa chuva e nos preparado não só para o mundo do trabalho, mas também para a vida. Enfim... Cumprimos a parte dessa Jornada, e agora somos Técnicos de Nível Médio, e não podemos deixar de dizer... Valeu! Muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário