A quarta edição da série de “Oficinas de Diálogo Social” está sendo realizada no município de Ipirá, situado no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. O evento, que acontece até hoje (dia 03/04), às 18h, no Cerimonial Paraíso, conta com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, comunidade escolar, gestores das DIREC’s, comunidade local (movimentos sociais e representantes do Colegiado Territorial), Sindicatos, Empresários, Trabalhadores, Poder Público e outras instituições.
Esta é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), fruto de convênio celebrado com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A série tem como proposta estimular à participação efetiva da comunidade na troca de ideias para o fortalecimento, consolidação e promoção da Educação Profissional do Estado da Bahia. Ao final destas oficinas, será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia.
O momento propicia aos diferentes atores sociais a oportunidade de apontar as necessidades e demandas de Educação Profissional para subsidiar a elaboração da publicação “Promoção do Diálogo Social e Mapeamento da Oferta e Demanda de Educação Profissional nos Territórios de Identidade”, a partir da análise da realidade socioeconômica e Ambiental do Território.
Iara Campos, a diretora do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP), em Ipirá, destaca que a oficina é mais uma possibilidade para alinhar os desafios da Educação Profissional, especificamente, no Território da Bacia do Jacuípe. “A troca de experiências com outros atores do Território, embasados com dados estatísticos oficiais nos permite a tomar decisões sobre o rumo que a Educação Profissional precisa para beneficiar ainda mais, nossos jovens e trabalhadores”.
Também estão sendo temas de discussão a realidade do Território de Identidade, os desafios do desenvolvimento do Território de Identidade e suas oportunidades, as demandas e necessidades da Educação Profissional.
A professora Martha Rocha, diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional, acrescenta que as oficinas permitem construir um planejamento a curto, médio e longo prazo de ações relacionadas a Educação Profissional no Território. “Estamos iniciando e tentaremos manter uma articulação entre os atores sociais do Território seja eles representantes do poder público, privado, ou ofertantes de Educação Profissional. Para este Território, estamos debatendo dentre os diversos assuntos seus potenciais, a exemplo da produção de couro em Ipirá, a produção agrícola de Conceição de Jacuípe”.
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