Uma bicicleta que gera energia. Este é o resultado de uma das tecnologias sociais, de baixo custo e que podem beneficiar a comunidade e o meio ambiente, desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP), em Paulo Afonso, na III Feira Tecnológica. A bicicleta, acoplada a um pequeno gerador, transmite a energia para o aparelho que acende lâmpadas do tipo LED.
A tecnologia social foi desenvolvida pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica, sob a orientação do professor Ruy Lima enfatizando como a matriz curricular da Educação Profissional aborda a questão ambiental independente do curso, assim como, o trabalho é um princípio educativo e a intervenção social um princípio pedagógico. O professor explica que a bicicleta é ligada ao gerador através de fios condutores. “O movimento dos pedais aciona o rotor do gerador criando um campo magnético que vai gerar uma corrente elétrica que acende as LED. Em outras palavras, o impulso do movimento dos pedais abastece o gerador que acende as lâmpadas”, destaca.
Segundo o professor, é possível acender mais de 120 lâmpadas LED, gerando energia limpa, sem causar danos ao meio ambiente. “É uma bicicleta ecologicamente correta. Se for para ter apenas o efeito visual que é o que fazemos com este projeto, provocando o movimento na hora, essa energia vai se dissipar. Mas se a pessoa tiver uma bicicleta ergométrica em casa pode acumular essa energia através de uma bateria de carro, por exemplo, e acionar algumas lâmpadas ou um aparelho como o rádio”, certifica. Segundo ele, a escolha das LED se justifica pela economia no consumo que podem causar. “Pagamos nossa energia pelo calor, quando mais esquenta, como o chuveiro elétrico, mais consome energia. As LED consomem 98% de luz e apenas 2% de calor, a economia é enorme”, destaca.
A experiência começou com as aulas de eletrônica industrial, discutindo sistema retificador por meio do qual ocorre o carregamento de baterias. “Minha matéria é focada em eletrônica industrial e estamos dando nossa contribuição ao amadurecimento destes futuros técnicos por meio de experiências como estas que conciliam teoria e prática. Para os estudantes foi uma experiência maravilhosa, eles vibraram muito, foram buscar informações na internet, muitos disseram que nunca aprenderam tanto e acabaram descobrindo um outro mundo que é o da pesquisa”, acredita.
Outra tecnologia social apresentada pelos estudantes de Eletrotécnica foi denominada de projeto Lumentón. Um circuito elétrico, feito com 180 pares de cabos de telefone, é ligado a uma Lira. O instrumento musical ao ser tocado proporciona efeitos visuais acendendo as lâmpadas LED. “É feito uma árvore de natal que fica piscando, acende e apaga, depende da música”, comenta o professor Ruy Lima que também orientou este projeto.
Os estudantes apresentaram, ainda, uma maquete mostrando como um condomínio pode ser abastecido pelo sistema eólico, ou seja, energia gerada pelo vento. A estudante Cássia da Silva, 18, participou do projeto. “É uma fonte inesgotável e que não agride o meio ambiente. É muito importante pensarmos em soluções sustentáveis”, alerta. Prestes a se formar, ela fala da importância do curso para a sua formação. “Graças a esse curso, consegui um estágio na área e pude ganhar experiência no mundo do trabalho”, comemora.
Estudantes de outros cursos também participaram da Feira. Orientados pelo professor Marco Cunha, os estudantes do 3° ano do curso técnico em Informática explicaram para os visitantes como é feito o sistema de segurança em rede, onde a entrada e saída de informações são controladas. “A segurança em rede é eficiente no monitoramento dos sites que são acessados. Sites que não são adequados para crianças podem ser bloqueados, por exemplo”, explica o professor.
Também foram apresentados projetos de Reciclagem de Pneus, feito pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e de primeiros socorros, pelos estudantes do curso em Segurança do Trabalho.
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