De desempregada para empreendedora individual. Esta foi uma mudança significativa na vida de Luciana Alves (34) que, depois de 11 anos afastada da escola, voltou a estudar e no próximo sábado será diplomada técnica de nível médio em Vendas. Luciana está entre os 17 formandos que colarão grau pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep), em Brumado. Com estes, são mais de 1.400 novos técnicos de nível médio formados em 2012 pela Rede Estadual de Educação Profissional. Jovens e trabalhadores aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho, preparados para atenderem e se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia.
Luciana Alves concluiu o ensino fundamental, mas não fez o ensino médio porque se casou e optou em cuidar dos três filhos. Quando o filho caçula completou quatros anos, Luciana resolveu se matricular no curso técnico pela forma de articulação Proeja Médio estimulada pela irmã Fabiana Muniz, 29, que também está se formando.
O curso foi realizado em dois anos e meio e nesse tempo, segundo Luciana, as duas amadureceram muito pessoal e profissionalmente. “Nós duas estamos muito felizes. Tenho que dizer que é uma conquista, um grande sonho que se realiza para nós duas. Depois tenho que elogiar a direção e a equipe de professores que foram grandes parceiros nesta caminhada. Aprendi técnicas de vendas, de relação com o cliente, de como estruturar um negócio próprio. Isso tudo foi fundamental para eu abrir o meu e realmente dar certo. Hoje vendo cosméticos, perfumes, hidratantes, dentre outros produtos e já estou cadastrada no Sebrae. Esse curso me abriu portas e novos caminhos”, comemora.
Bernadete de Jesus (39), que também será diplomada sábado, é outra que não esconde a emoção. “Antes de entrar no curso, eu já tinha mais de 10 anos afastada da escola. Já estava sem perspectiva nenhuma. Quando o Governo me deu esta oportunidade, eu agarrei com as duas mãos, de braços bem abertos e hoje estou aqui vitoriosa”, vibra. “A nossa turma é a primeira, uma turma muito unida. Junto com os professores trocamos conhecimentos e experiências, não só em relação a assuntos de sala de aula, mas a coisas da vida mesmo. Foi com muito esforço e muita luta, mas tudo valeu, valeu mesmo”, disse emocionada.
A direção do CEEP avalia que a experiência com a primeira turma foi muito positiva. “Formar essa primeira turma é simbólico. Eles estão empolgados e nós muito felizes pela conquista. Muitos dos formandos já estão inseridos no mundo do trabalho, já foram contratados. É muito gratificante ter esse retorno, ver que a Educação Profissional está abrindo novas perspectivas de futuro para estas pessoas”, comemora Rita de Cássia, vice-diretora. A forma de articulação Proeja Médio, modalidade cursada pelos estudantes, integra Educação Profissional ao ensino médio e é direcionada para formação profissional de jovens e adultos acima dos 18 anos. Ao mesmo tempo em que os estudantes concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. A matriz curricular também é diferenciada, pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário