Bem, por enquanto ele ainda não existe nacionalmente, apenas o município de São Paulo instituiu e já comemora o dia 23 de setembro como o Dia Municipal da Educação Profissional, através da Lei nº 16.246, deste ano. Entretanto já há um projeto de lei, PL8117/2014 que propõe que o Dia Nacional da Educação Profissional seja instituido e celebrado anualmente no dia 23 de setembro.
A referida PL já tramitou na Câmara dos Deputados e foi aprovada por duas comissões neste ano (Comissão de Cultura em abril e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), e tramita agora no Senado Federal para apreciação dos senadores.
Mas qual seria o propósito de instituir essa data?
Segundo o documento o propósito é de reconhecer e valorizar as diferentes iniciativas e políticas de educação profissional vigentes no País, divulgar os seus resultados e promover discussões sobre os desafios e potencialidades dessa modalidade de educação.
E porque 23 de Setembro?
A data escolhida recorda o dia em que , o então presidente da República Nilo Peçanha, em 1909, autorizou a criação de 19 Escolas de Aprendizes Artífice, consideradas o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Nossa torcida é que em breve possamos dedicar nacionalmente este dia para a Educação Profissional, que é celebrada diariamente pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário