“Aproveitando todas as partes comestíveis dos alimentos, você traz um benefício muito grande não só para o social, mas para a parte ecológica, ou seja, a sustentabilidade gastronômica. Partes descartadas, como as cascas, por exemplo, são, normalmente, as mais nutritivas”, disse o professor Cristian Gonzales, explicando que sempre utiliza alimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes.
Já para o verão, a dica do professor é apostar em chás, sucos e frutas da época. “No verão, há uma perda muito grande de líquidos e sais minerais, com o suor. A reposição pode ser feita com chás e sucos, utilizando especialmente as cascas das frutas que são ricas em minerais e fibras”. Entre as sugestões, ele indica o doce de coco, feito da polpa do coco verde, que é descartada após o consumo da água, a marmelada, preparada com casca de umbu, e o chá da casca de abacaxi com gengibre. “Este chá aproveita o frescor do gengibre e o tom tropical do abacaxi”, explica.
Aluno do 3º semestre do curso técnico em alimentação, Clóvis dos Santos Filho reforça a importância do curso para uma mudança de hábitos. “Aprendemos a valorizar mais os alimentos e a não desperdiçar. O que nós conhecemos em sala de aula, temos a oportunidade também de fazer em casa. E levamos para a escola o que a gente produz em casa. Muitas coisas que iriam para o lixo nós acabamos aproveitando e dando sabor, principalmente com os sucos”, disse.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário