Foto: Febrace/Divulgação |
Marcus Vinicius Martins dos Santos, 16, estudante do curso técnico em Comércio do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, está na expectativa para conseguir a primeira colocação. “Estou muito ansioso, estar entre os finalistas é sentir a premiação em nossas mãos. Esse é um momento de grande responsabilidade, pois estamos num evento nacional mostrando para o mundo a formação que recebemos, preocupada em transformar a realidade do local onde moramos e que nos possibilita ampliar nossas visões sobre o mundo e também nos permitir fazer com que a comunidade amplie suas visões. Estou preparado para fazer uma boa apresentação e na expectativa de levar o primeiro lugar para a Educação Profissional da Bahia”, disse entusiasmado o jovem que irá apresentar o projeto “Ciganos: sujeito de direitos”.
Foto: Arquivo CEEP |
Marcus explica que projeto “Ciganos: sujeitos de direitos”, busca resgatar e apresentar à sociedade a cultura da comunidade cigana na tentativa de minimizar o preconceito que existe em torno deles, possibilitando a construção de um novo olhar acerca das etnias ciganas, desprovido de estereótipos, com mais respeito e valorização. “Para retratar a realidade deste povo, pesquisamos sobre a comunidade cigana da etnia Calon, da família Dourado da Mota, sediada aqui em Jacobina. Fizemos pesquisas de campo, por meio da aplicação de questionários, abordando temas, como: religião, trabalho, educação, cultura e linguagem”.
A professora Laudicéia da Cruz Santos, professora de História e uma das orientadoras do projeto, complementa: “Com os resultados obtidos, inicialmente, promovemos mesa-redondas com a comunidade estudantil da Escola Municipal Yeda Barradas Carneiros, que possui alunos da etnia ciganos, para esclarecer os mitos em torno da cultura deste povo. Após a realização desta formação, aplicamos novamente um questionário com perguntas semelhantes e diagnosticamos que após conhecerem a cultura cigana, os estudantes poderam descartar informações do senso comum. Desta forma, eles podem atuar como agentes multiplicadores sobre as etnias ciganas”, disse.
Foto: Arquivo SUPROF |
“Pretendemos utilizar as hortaliças e peixes para o enriquecimento nutricional da merenda escolar. Desta forma, estamos aliando o desenvolvimento sustentável a prática cidadã, apresentando alternativas de empreendimentos rentáveis e sustentáveis que envolvam boas práticas para o uso racional da água, pois não utilizamos fertilizantes industriais na cultura das hortaliças, por exemplo”, explicou o estudante Caio Araujo Pinto, 18.
Foto: Arquivo Suprof |
O experimento verifica a possibilidade de utilizar o gás metano como alternativa para o funcionamento de um fogão doméstico para residências e restaurantes, contribuindo para diminuir custos com a utilização do gás derivado do petróleo e ao mesmo tempo na redução de impactos ambientais. Para desenvolver esta tecnologia social, os estudantes utilizaram materiais como um tambor plástico de 20 litros, registros, mangueiras, suporte, silicone, durepox e fita veda rosca. No biodigestor foram colocados resíduos orgânicos domésticos como substrato para a produção do biogás. O biogás obtido da decomposição desse lixo orgânico é formado por gases, tais como o metano e o dióxido de carbono.
Outras participações- Nas últimas edições, estudantes de diferentes Centros e Unidades Escolares da Educação Profissional marcaram presença no evento. Na 11º edição da Febrace, realizada em 2013, por exemplo, o CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, de Jacobina, também foi um dos finalistas com o projeto “Canteiro Bio Séptico”.
Em 2012, na 10º edição, três projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Profissional estiveram entre os selecionados para a final: “Casa Ecológica”, idealizado pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II (CETEP), em Ribeira do Pombal, e o “Secador Econômico” e “Biodigestor que gera biogás”, desenvolvido por estudantes do curso Técnico em Agroindústria, do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara.
Na 9º edição do evento, realizada em 2011, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho (CEEP), em Salvador, foram um dos finalistas da premiação por meio do projeto “Aqui jaz um rio: protagonismo juvenil e o campo ciência, tecnologia e sociedade”.
Sobre a Febrace - A Febrace é considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil. Ela tem o objetivo de aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão. Durante a feira, os projetos são apresentados ao público visitante e avaliados por professores mestres e doutores da USP e de instituições parceiras.
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