quinta-feira, 27 de março de 2014

Professores participam de II Oficina de Formação sobre Educação Profissional

Foto: Arquivo Suprof
Mais de 80 professores que ministram as aulas da Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional participaram terça-feira (dia 25/03) e ontem (dia 26/03), no Hotel Sol Bahia, em Salvador, da II Oficina de Formação para Professores. A especialização, que é inédita, está sendo desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia mediante convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia

A formação tem como objetivo socializar aos professores formadores os fundamentos da ação pedagógica, estabelecidos como referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio ofertada pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e, também, estabelecer os princípios básicos de formação a serem abordados no decorrer da realização do curso de especialização.


O professor Alcir Caria, educador do Instituto Paulo Freire, foi um dos professores convidados para ministrar palestras durante os dois dias de formação. Em sua fala ele ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da especialização. “Este encontro não é só importante para a continuidade da especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional, mas também é fundamental para o andamento a longo e médio prazo previsto para o programa de Educação Profissional no Estado da Bahia”.

Ele também lançou um desafio para os formadores. “Ressaltei aos formadores o desafio de pensar numa escola comprometida com as necessidades dos Territórios onde estão inseridos, deixando de ser uma escola apenas lecionadora de conteúdos, mas que assuma o papel de gestora social do conhecimento produzido na comunidade”, concluiu.

Para o professor formador Luciano Bomfim, Doutor em Filosofia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e pesquisador nos conceitos de Trabalho, Educação e Ser Humano em Marx, esta formação vem enriquecer e dar subsídios ao trabalho que está sendo realizado pelos professores formadores junto aos professores da Rede Estadual. “É com base nessas discussões que iremos aprofundar o debate sobre Educação Profissional até o final do curso. Estamos realizando um trabalho de fundamental importância, pois instrumentalizamos os professores cursistas a refletirem sobre os conceitos e demandas de Educação Profissional que devem ser apresentadas para os educandos, para o técnico que esta em formação. O professor cursista precisa instrumentalizar os educando sobre as exigências do mundo do trabalho”, disse.

A II Oficina de Formação também reflete o compromisso do governo do Estado em garantir uma educação pública de qualidade, na medida em que são desenvolvidos processos formativos e pedagógicos que buscam transformar a práxis pedagógica dos educadores cursistas e habilitá-os a serem profissionais com capacidade teórica, técnica, política e ética para lecionarem nos Centros e Unidades Escolares da Rede Estadual de Educação Profissional.


Foto: Arquivo Suprof

Programação- Na terça-feira (dia 25/03), os formadores debateram os temas: Panoramas das principais correntes críticas e não críticas que influenciaram a educação brasileira; Acumulação capitalista e os efeitos da reestruturação produtiva e do modelo neoliberal na saúde do trabalhador. Eles também participaram de oficinas de estudos e de apresentações de experiências práticas de Educação Popular na Educação Profissional.

Ontem (dia 26/03), foram realizadas duas mesas interativas que contou com palestra do Professor Doutor Almerico Lima, Superintendente de Educação Profissional, com foco os seguintes temas: Elementos da Sociologia da Educação e a função social da educação escolar e da Educação Profissional; e Possibilidades e desafios na organização do currículo Integrado e na intervenção social.  O debate também foi enriquecido com os conhecimentos do Professor Mestre Alcir Caria, do Instituto Paulo Freire, e da Professora Doutora Guiomar Inez Germani, do Geografar, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A formação foi encerrada com a realização de Oficinas de Estudos onde foram feitas análises das matrizes curriculares da Rede Estadual de Educação Profissional.

Mais informação sobre a especialização - A especialização, que é inédita, visa qualificar os professores, licenciados e bacharéis, em efetiva regência de classe da Educação Profissional, além de proporcionar a valorização docente. Também tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade pedagógica da Educação Profissional, diante da complexa gestão administrativa, financeira, técnica e pedagógica dos Centros e dos cursos. Ao todo, 1414 professores da Rede Estadual estão sendo beneficiados com esta qualificação.

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