Esta atividade pedagógica objetiva também mostrar as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em coerência com os fundamentos da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Objetivando também, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação necessária entre teoria e prática.
A I Mostra, que será realizada no próprio Centro, trará em sua programação exposições em estandes abordando temas, como: sustentabilidade, qualidade de vida, reaproveitamento de alimentos, reciclagem, entre outros. Os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem e Nutrição e Dietética estarão apresentando o projeto “Detecção, prevenção e controle de parasitas intestinais”, reforçando a importância da higienização das mãos para evitar doenças bacterianas que causam diarréias, verminoses e gripes.
Um dos projetos a ser apresentado pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente é o de captação e aproveitamento da água pluvial - água da chuva, experiência realizada no Centro. O projeto visa otimizar o uso da água no CETEP com aproveitamento para irrigação da horta escolar e promover uma mudança de comportamento quanto ao uso da água no cotidiano escolar e fora dele.
Os futuros técnicos em Segurança do Trabalho apresentarão um projeto sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar acidentes domésticos com idosos. A visita a esse estande será muito valiosa para o cotidiano dos idosos e para esclarecimento das pessoas que prestam serviços a essa população ou que tem idosos na família.
A partir da pesquisa em arquivos e levando em consideração também conversas com moradores dos bairros onde moram, entrevistas nas ruas e pesquisas em sites, os estudantes do curso técnico em Edificações estarão apresentando o projeto “ História, Memórias e Práticas Culturais de Alagoinhas”, cujo objetivo é incentivar a comunidade a resgatar a história da cidade e despertar para consciência da valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.
Para a gestora do Centro, Ana Costa, a I Mostra reafirma a função social da escola: estar sempre de portas abertas para interagir de forma a estabelecer diálogos permanentes com a sociedade. “A comunidade estudantil do CETEP está preparada para receber visitantes do município e de todo Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Esse momento é um marco para a formação dos nossos futuros técnicos, oportunidade única de mostrarem a formação de qualidade que recebem”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário