Chocolates produzidos a partir da amêndoa do cupuaçu provocaram a curiosidade de vários participantes do III Fórum Mun
dial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece até esta sexta-feira (29/05), em Recife. O produto, denominado cupulate, é desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Milton Santos, em Arataca, e conta com o apoio de pequenos agricultores da região, que vendem a semente do fruto para que os pesquisadores fabriquem o chocolate de cupuaçu. “Estamos aqui para saber a opinião das pessoas a respeito do cupulate e a experiência está sendo especial”, disse Jaqueline Conceição, estudante do curso técnico de Agroindústria, que participa pela primeira vez do FMEPT.
“É uma oportunidade para conhecer novas pessoas e apresentar o projeto que a gente vem desenvolvendo", estudante Rodrigo Brandão
Assim como ela, vários outros estudantes da rede estadual de Educação Profissional participam pela primeira vez do fórum. Como Rodrigo Brandão, 17 anos, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas, em Ipiaú. “É uma oportunidade para conhecer novas pessoas e apresentar o projeto que a gente vem desenvolvendo. Além de adquirir conhecimento”, disse o estudante que apresenta, para os visitantes na Feira de Economia Solidária, uma mistura pré-pronta à base de cacau para o preparo de cocadas. Todos compõem a maior delegação do III FMEPT, que conta com a participação de mais de 400 pessoas.
A programação reúne desde conferências, palestras e debates até mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas
apresentações culturais. Como uma das atividades culturais trazidas pela rede estadual de educação profissional, “Amores e Canções”, mistura música, dança e teatro numa única apresentação. “A mostra traz o universo do amor nas canções, em um compacto das disciplinas apresentadas no curso técnico de Artes Dramáticas. Fizemos esse projeto para a comunidade da nossa cidade, foi uma emoção ter sido aprovado para o fórum”, declara o professor de Artes do Cetep Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, Carlos Antonio Dávila.
Mostra de Pôsteres
A rede estadual da Educação Profissional também marca presença na mostra de pôsteres. George de Oliveira, 20 anos, apresenta o projeto que desenvolve com as colegas, Larissa Lopes, 20 anos, e Laís Reis, 18 anos, todos estudantes do curso técnico de Meio Ambiente, no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas. Trata-se da criação de telhas compostas por 90% de resíduos da cana de açúcar. “Nós queremos introduzir esse material no mercado da construção civil. E que seja de baixo de custo para o cliente”, defende George. A Mostra de Pôsteres conta com mais de dois mil painéis de projetos desenvolvidos por estudantes e professores de todo o Brasil.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário