sexta-feira, 29 de maio de 2015
Estudantes fazem apresentação de saxofone no III Fórum Mundial de Educação Profissional
A apresentação do trio de saxofonistas, formado por estudantes do curso técnico em Música do Colégio Estadual
Manoel Novaes, fez o público dançar durante a atividade cultural do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, nesta quinta-feira (28/05). No repertório, clássicos da música popular brasileira ganharam um arranjo especial instrumentalizadas ao som do saxofone.
![]() |
Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação |
Diretrizes da rede estadual de Educação Profissional são apresentadas no Fórum Mundial
![]() |
Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação |
trabalho como princípio educativo e intervenção social na EPT”, apresentado como atividade Técnico-Científica, no segundo dia do III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece em Recife. O seminário foi apresentado pela diretora da Superintendência da Educação Profissional do Estado da Bahia, Cristina Kavalkievicz, e atraiu estudantes, professores e gestores interessados na temática.
Estudantes se destacam por projetos em TIC e robótica no Fórum Mundial de Educação Profissional
![]() |
Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação |
estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional da Bahia, foram alguns dos destaques do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que encerra nesta sexta-feira (29/05), em Recife. Um dos projetos que mais chamara a atenção dos participantes do evento foi o MIA – Intelligent Control Stock, que visa facilitar e agilizar o processo de estocagem de produtos das empresas, por meio do comando de voz.
quinta-feira, 28 de maio de 2015
Projetos de estudantes baianos despertam interesse no Fórum Mundial de Educação Profissional

dial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece até esta sexta-feira (29/05), em Recife. O produto, denominado cupulate, é desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Milton Santos, em Arataca, e conta com o apoio de pequenos agricultores da região, que vendem a semente do fruto para que os pesquisadores fabriquem o chocolate de cupuaçu. “Estamos aqui para saber a opinião das pessoas a respeito do cupulate e a experiência está sendo especial”, disse Jaqueline Conceição, estudante do curso técnico de Agroindústria, que participa pela primeira vez do FMEPT.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Estudantes da rede estadual apresentam projetos no III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), aberto ontem à noite, no Centro de Convenções de Pernambuco. Aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, ele apresenta no evento o projeto “Tech Seg”, desenvolvido no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, no município de Uauá. O projeto é um aplicativo voltado para a segurança do trabalho, através de comandos do celular.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia marca presença no FMEPT 2015
Além da participação como ouvinte a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia terá uma ampla participação com diversas atividades no evento. Confira!
Rede estadual de Educação Profissional terá mais de 400 estudantes e professores em Fórum Mundial

A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Secretaria da Educação do Estado e Dieese promovem diálogo sobre Educação Profissional

Regionais de Educação (NRE), comunidades escolar e local, e representantes das organizações da sociedade civil e de instituições educacionais estão participando, desde quinta-feira (21/5), até esta sexta (22/5), no município de Camaçari, da oficina Diálogo Social: necessidades e demandas de Educação Profissional. O evento, em sua nona edição, é realizado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Bahia é a 2ª Maior Rede Estadual de Educação Profissional do País
![]() |
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação |
Estado forma técnicos de nível médio em Cruz das Almas e Jacobina
O Governo do Estado formará novos técnicos de nível médio nos municípios de Cruz das Almas e Jacobina. Nesta sábado (23/5), serão diplomados, 100 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, em cruz das Almas. Já no domingo (24/5), aconceterá a formatura de 56 estudantes, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (Ceep), no município de jacobina.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Abertas inscrições para o 35° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica
Seguem abertas até sexta feira (dia 22), as inscrições para a 35° Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 1978.
O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".
Em 2015 a modalidade é "Instituição ou Veículo de Comunicação" e vai premiar a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível, ao público, conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços. A instituição ou o veículo de comunicação vencedor desta edição só poderá concorrer novamente após 10 (dez) anos a contar da data da cerimônia de entrega do prêmio.
O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".
Em 2015 a modalidade é "Instituição ou Veículo de Comunicação" e vai premiar a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível, ao público, conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços. A instituição ou o veículo de comunicação vencedor desta edição só poderá concorrer novamente após 10 (dez) anos a contar da data da cerimônia de entrega do prêmio.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
Estudantes da rede estadual apresentam projetos no Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica
![]() |
Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação |
Tendo como principal objetivo levantar propostas para compor a plataforma mundial de Educação, o fórum também abre espaço para inovações tecnológicas que contribuem para a economia. Este é o objetivo do projeto “Aviário-Móvel – Uma alternativa de criação agroecológica de aves de subsistência na agricultura familiar”, que será apresentado na Feira de Economia Solidária. “Nosso projeto apresenta ao pequeno agricultor uma alternativa de aviário com baixo custo, desenvolvido com flechas do sisal, bastante comum na nossa região. Tenho certeza que irá ajudar outros agricultores presentes no fórum”, declarou a estudante do curso técnico em Agropecuária, Amanda Evangelista, 38 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), no município de Santaluz.
O projeto “Panela sustentável aquecida com energia solar” desenvolvido pelas estudantes Mirela dos Santos (foto) e Taíse dos Santos Souza, 16 anos, é outro destaque a ser apresentado no Fórum. Taíse acredita que o FMEPT é a oportunidade de mostrar que o desenvolvimento social pode estar atrelado à sustentabilidade. “Nosso protótipo diminui o impacto ambiental, pois o cozimento através do aquecimento solar, não produz dióxido de carbono e ainda mantém o valor nutricional dos alimentos”, explicou a estudante do curso técnico em Agroindústria do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, no município de Jaguaquara.
Participação
A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof), é apoiadora do IIIFMEPT e compõe o comitê organizador. A secretaria também lança o livro Educação Profissional da Bahia: Geração, Gênero e Etnia, no dia 27 de maio, durante a Feira de Livros. Além disso, o professor Almerico Lima, Superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, será mediador da conferência “Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a Educação Profissional e Tecnológica”, que contará com a participação dos conferencistas Moacir Gadotti (USP), Silvia Manfredi (Unicamp) e Salete Valesán (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais)
Sobre o Fórum
O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta. A terceira edição do FMEPT é uma organização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), entre outras instituições.
Fonte: Portal da Educação
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Estudantes da rede estadual participam de debate com filósofo Leonardo Boff
Novos modos de produção, intervenção e convivência com o planeta, de maneira sustentável, foram os principais temas discutidos entre o filósofo, teólogo e professor Leonardo Boff e professores e estudantes de cursos técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente da rede estadual. Para o debate, realizado na manhã desta quinta-feira (14) no auditório da Secretaria da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), participaram cerca de 60 agentes envolvidos na Educação Profissional do interior do estado, trazidos pela Secretaria, além de convidados da capita baiana.
quarta-feira, 13 de maio de 2015
terça-feira, 12 de maio de 2015
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública
No próximo dia 13 de maio será realizado em Salvador o Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública.
O Seminário será realizado pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), e tem como objetivo iniciar a construção de uma Política Estadual de Agroecologia na Bahia.
O evento terá como palestrante o Prof. Doutor em Teologia, Leonardo Boff, que abordará o tema a Ecologia e os Dilemas do Desenvolvimento. Contará também com a participação de diferentes atores sociais, dentre eles estudantes e professores dos cursos técnicos em Agroecologia e em Meio Ambiente, para debater o tema da Agroecologia nas ações de Desenvolvimento Rural, além da exposição das experiências vivenciadas no âmbito estadual sobre a temática.
Confira o convite e a programação do evento e participe!
Encontro de Leonardo Boff com a Educação Profissional da Bahia: Juventude, educação e sustentabilidade planetária
Já no dia 14 de maio será realizado, também em Salvador o "Encontro de Leonardo Boff com a Educação Profissional da Bahia com a temática Juventude, Educação e Sustentabilidade Planetária. O encontro será realizado das 9h às 12h no Auditório da Secretaria da Educação e terá como publico professores e estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente.
“Considero que o encontro dos nossos jovens, futuros trabalhadores em Agroecologia e em meio ambiente, com uma das maiores autoridades mundiais na temática sustentabilidade, o Prof. Dr. Leonardo Boff, enriquecerá e incentivará ainda mais estes cursos da Rede Estadual de Educação Profissional. Para os professores o encontro constitui-se como uma formação continuada sobre nessa área”, avalia o Superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Prof. Almerico Lima.
Atualmente a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a maior ofertante do curso técnico em Agroecologia do país.
O Seminário será realizado pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), e tem como objetivo iniciar a construção de uma Política Estadual de Agroecologia na Bahia.
O evento terá como palestrante o Prof. Doutor em Teologia, Leonardo Boff, que abordará o tema a Ecologia e os Dilemas do Desenvolvimento. Contará também com a participação de diferentes atores sociais, dentre eles estudantes e professores dos cursos técnicos em Agroecologia e em Meio Ambiente, para debater o tema da Agroecologia nas ações de Desenvolvimento Rural, além da exposição das experiências vivenciadas no âmbito estadual sobre a temática.
Confira o convite e a programação do evento e participe!
Encontro de Leonardo Boff com a Educação Profissional da Bahia: Juventude, educação e sustentabilidade planetária
Já no dia 14 de maio será realizado, também em Salvador o "Encontro de Leonardo Boff com a Educação Profissional da Bahia com a temática Juventude, Educação e Sustentabilidade Planetária. O encontro será realizado das 9h às 12h no Auditório da Secretaria da Educação e terá como publico professores e estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente.
“Considero que o encontro dos nossos jovens, futuros trabalhadores em Agroecologia e em meio ambiente, com uma das maiores autoridades mundiais na temática sustentabilidade, o Prof. Dr. Leonardo Boff, enriquecerá e incentivará ainda mais estes cursos da Rede Estadual de Educação Profissional. Para os professores o encontro constitui-se como uma formação continuada sobre nessa área”, avalia o Superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Prof. Almerico Lima.
Atualmente a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a maior ofertante do curso técnico em Agroecologia do país.
domingo, 10 de maio de 2015
DIA DAS MÃES

Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)