quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto de Educação Profissional do Colégio Estadual Rubem Nogueira conquista Prêmio Escola Voluntária

Foto: Rede Bandeirantes
Intervenções sociais realizadas por estudantes do curso Técnico em Informática em escolas públicas estaduais e municipais levaram o Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, a conquistar o primeiro lugar da 13º edição do Prêmio Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes e em parceria com a Fundação Itaú Social. Esta é segunda vez que o primeiro lugar do prêmio vai para a Bahia com estudantes da Educação Profissional. Em 2011 foi para o Colégio Estadual Casa Jovem II, em Igrapiúna.  A premiação aconteceu ontem (dia 12), em São Paulo. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini, de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, ficou em segundo lugar, e o Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, também no Rio Grande do Sul, ficou com a terceira colocação.


Por meio do projeto “Escola e Sociedade: uma parceria necessária”, selecionado entre 518 escolas de 10 estados brasileiros, os estudantes dão suporte técnico em escolas estaduais e municipais, contribuindo, desta forma, com sugestões e implementação de soluções tecnológicas referentes à manutenção de microcomputadores. 

José Solenir é um dos estudantes envolvidos no projeto. Ele esteve em São Paulo para participar do encontro das finalistas: “Estou muito feliz e satisfeito com a conquista. É uma honra para mim e meus colegas termos alcançado este prêmio. Este projeto me fez amadurecer e compreender o potencial que tenho. Chegamos até aqui com muita garra. Ofereço essa conquista para toda a comunidade beneficiada e que acreditaram na formação de qualidade que recebemos”.

Judite Sant`Anna Lima, diretora da unidade escolar,  também comemora a premiação. “Este prêmio reconhece a educação de qualidade da Bahia e mostra que os nossos estudantes possuem uma formação ampla, pois se preocupam com a melhoria da sociedade em benefício de todos”, afirmou.

Antonio César Ramos da Silva, professor e coordenador do curso Técnico em Informática, acompanhou os estudantes na premiação e comenta sobre a importância desse momento para os estudantes e para a unidade escolar: “Estamos colhendo frutos de um trabalho que beneficia a comunidade e aperfeiçoa a formação dos nossos estudantes. Por meio desta prestação de serviços, eles passam a pensar estrategicamente, introduzir modificações, implementar projetos, atuar preventivamente, transferir e gerar conhecimentos na sua área de atuação. Queremos que nossa instituição seja reconhecida pela busca do conhecimento tecnológico inteiramente pautado ao desenvolvimento do estudante, da comunidade e do território, dentro de um contexto humanista e solidário”, ressaltou.

Para José Jivaldo, diretor da Direc-12, além do reconhecimento, o prêmio significa o fortalecimento da Educação Profissional no Território do Sisal. “A Educação Profissional vêm contribuindo significativamente com o desenvolvimento do Território do Sisal e isso se configura com a premiação a nível nacional do Colégio Estadual Rubem Nogueira. Esse projeto também fortalece a visão que se tem sobre as parcerias, pois nossos estudantes realizam esta prática junto a escolas estaduais e municipais”, disse.

Para se ter uma ideia do alcance destas intervenções sociais, os estudantes já realizaram manutenção em mais de 75 computadores, beneficiando escolas localizadas em Serrinha, a exemplo, Escola Municipal Ana Oliveira, Escola Municipal José Ramos Menezes e Escola Municipal do Cantinho. O projeto alcança também escolas em outras cidades do Território do Sisal, como a Estadual Jairo Azi, na cidade de Lamarão. As ações sempre acontecem em turno oposto às aulas dos estudantes, com acompanhamento dos professores.

O superintendente de Educação Profissional, professor Almerico Lima afirma que "este projeto ressalta a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribui para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão".

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