Os estudantes foram estimulados a idealizar, desenvolver e realizar ações relevantes para a sociedade, usando muita criatividade e imaginação como atividade pedagógica multidisciplinar. Eles elaboram banners, cartazes, maquetes, panfletos e cartilhas com orientações sobre as diversas atividades que serão apresentadas. A turma do curso técnico em Segurança do Trabalho irá abordar temas, como: prevenção de acidentes no ambiente de trabalho; demonstração de Equipamento de Proteção Individual (EPI); saúde e segurança do trabalho em serviços de saúde; educação e segurança no trânsito, alertando sobre os tipos de infração prescritas no Código de Trânsito Brasileiro.
Os estudantes do curso técnico em Logística irão trabalhar com as seguintes temáticas: logística reversa, que consiste na reutilização de materiais descartáveis; a logística no ramo empresarial, em que será prestada assessoria aos empreendedores da região. Também serão distribuídas cartilhas com informações sobre a logística no cotidiano.
A turma do curso técnico em Enfermagem estará prestando serviços à sociedade como aferição da pressão arterial e medição do teste da glicemia. Também serão dadas orientações sobre aleitamento materno, hipertensão gestacional, primeiros socorros em situação de engasgo, bons hábitos alimentares, realização do auto-exame da mama, procedimento que possibilita por meio do toque sentir qualquer alteração nas mamas e dicas de prevenção sobre câncer de próstata.
Os estudantes do curso técnico em Agropecuária irão apresentar um projeto sobre o perfil dos pequenos produtores e comerciantes de Santo Antônio de Jesus, que teve o objetivo de investigar as formas do manejo do cultivo das hortaliças e verduras e os cuidados utilizados para sua comercialização. Também irão alertar sobre os riscos da utilização dos pesticidas e os benefícios dos defensivos agrícolas naturais no cultivo das plantações; ressaltar a importância da compostagem, técnica aplicada para a reciclagem do lixo orgânico, a exemplo de cascas de vegetais, leguminosas; o cultivo de plantas de raízes na água por meio da técnica hidropônica e as diferentes opções de alimentação para o gado bovino.
O diretor do Centro, professor Ivanilton Amparo, avalia a atividade como importante tanto no processo de aprendizagem dos estudantes como para a consolidação da Educação Profissional no Território do Recôncavo. “Temos realizado muitas experiências, a exemplo desta Feira, que vêm contribuindo para reforçar a formação destes jovens e consolidar a Educação Profissional no nosso Território. É também o momento de mostrarmos à comunidade a formação recebida pelos nossos estudantes e que os transformam em pessoas atuantes e preocupadas com o semelhante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário