Foto: Claudionor Jr/ Portal da Educação |
Durante a abertura, o superintendente da Educação Profissional da rede estadual, Almerico Lima, ressaltou os avanços da área e a necessidade de consolidar a Educação Profissional como política de Estado. “Iniciamos a caminhada verificando a ausência de cursos vinculados ao trabalhador e à necessidade de demanda dos Territórios. Com muito trabalho, saímos de 22 municípios para 123, ofertando 80 cursos. Chegamos até aqui. Agora, precisamos avançar mais, porque a Educação Profissional é uma política pública de Estado”, disse Lima.
Para Dermeval de Oliveira, representantes da Fundação do Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), a metodologia do Seminário permite a participação dos diversos segmentos da sociedade. “O Seminário é interessante porque tem a dinâmica da participação. Ele dá oportunidade aos educandos, professores, representantes de movimentos sociais a participarem, trazendo contribuições. Este é um momento ímpar, porque é o momento da participação da sociedade na construção da política pública”, contou.
Seminários – Este é o segundo de uma série de nove seminários que serão realizados até 2014 com intuito de apontar caminhos para a ampliação da Educação Profissional no Estado, além de apresentar os avanços conquistados na área, que saltou de 4 para 64 mil matrículas nos últimos cinco anos, chegando a todos os Territórios do Estado.
Durante o dia, os participantes se reuniram em grupos de trabalhos para diálogos entre diferentes agentes sociais dos Territórios envolvidos para planejar como cada ente, em sua área de atuação, pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Profissional. Os visitantes conheceram projetos desenvolvidos por estudantes do Cetep do Velho Chico, no pátio do Centro, onde ocorreu uma amostra de trabalhos.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário