Aberta ao público, a Feira será um espaço de popularização das tecnologias sociais produzidas por professores e estudantes com o objetivo de realizar algum tipo de intervenção social. Desta forma, as tecnologias sociais contribuem para a solução de problemas vivenciados pela comunidade no entorno imediato ou no Território de Identidade onde estão inseridos os Centros de Educação Profissional.
Do Território de Identidade Litoral Sul, os estudantes apresentarão, dentre outras tecnologias sociais, o biodigestor portátil anaeróbico para produção de biogás. Esse experimento verifica a possibilidade de utilizar o gás metano como alternativa para o funcionamento de um fogão doméstico para residências e restaurantes. Segundo os pesquisadores, essa tecnologia social poderá contribuir para diminuir custos com a utilização do gás derivado do petróleo e ao mesmo tempo na redução de impactos ambientais.
Para desenvolver o biodigestor, os estudantes usaram materiais como um tambor plástico de 20 litros, registros, mangueiras, suporte, silicone, durepox e fita veda rosca. No biodigesor foram colocados resíduos orgânicos domésticos como substrato para a produção do biogás. O biogás obtido da decomposição desse lixo orgânico é formado por gases, tais como o metano e o dióxido de carbono.
Os estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde, de Itabuna, apresentarão o projeto Saúde em Movimento. Os futuros técnicos em Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clinicas e Segurança do Trabalho realizaram uma série de intervenções sociais junto à comunidade estudantil. Dentre outras coias, pesquisaram indicadores críticos de saúde a partir do levantamento da medição de taxas de triglicérides, colesterol e glicemia capilar.
Além disso, pesquisaram hábitos alimentares entre os estudantes, fizeram exposição da pirâmide alimentar e desenvolveram um cardápio escolar. O objetivo foi contribuir com a prevenção e cuidados nas doenças, bem como a promoção, manutenção e recuperação da qualidade de vida e possibilitar um constante exercício teórico-prático aos estudantes envolvidos, enriquecendo conhecimentos para a formação profissional.
Os estudantes do Proeja Fundamental, do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas, em Ipiaú, também irão participar da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia. Com o “Entre texto e delícias alternativas”, eles desenvolveram receitas a partir de cascas, talos, sementes e folhas de vegetais para obter o aproveitamento quase que integral dos alimentos. No projeto, os orientadores utilizaram estudos de gêneros textuais entre eles receitas, blogs, reportagens, voltados para a qualificação técnica dos estudantes para a produção das receitas. Demonstram, nesse sentido, o alto valor nutritivo dos alimentos, os benefícios para saúde, o baixo custo e como evitar o desperdício.
Tecnologias sociais como estas ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita que o estudante aprenda os conteúdos e práticas em situações reais e contribui para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contempla a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois os estudantes são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
Os estudantes do Proeja Fundamental, do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas, em Ipiaú, também irão participar da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia. Com o “Entre texto e delícias alternativas”, eles desenvolveram receitas a partir de cascas, talos, sementes e folhas de vegetais para obter o aproveitamento quase que integral dos alimentos. No projeto, os orientadores utilizaram estudos de gêneros textuais entre eles receitas, blogs, reportagens, voltados para a qualificação técnica dos estudantes para a produção das receitas. Demonstram, nesse sentido, o alto valor nutritivo dos alimentos, os benefícios para saúde, o baixo custo e como evitar o desperdício.
Tecnologias sociais como estas ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita que o estudante aprenda os conteúdos e práticas em situações reais e contribui para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contempla a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois os estudantes são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
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