Este primeiro seminário da série envolverá representantes dos Territórios de Identidade do Sertão Produtivo, de Vitória da Conquista, do Médio Sudoeste da Bahia e do Médio Rio das Contas. Serão apresentados informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.
Serão discutidas as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.
Foram convidados representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na educação profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. Os participantes irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.
O superintendente da Educação Profissional da Bahia, professor Almerico Lima, disse que este é um momento de prestação de contas e de novas construções. “Em um primeiro momento da gestão, o Governo ouviu as demandas de diferentes atores sociais por meio de seminários, do PPA Participativo e priorizou a Educação Profissional. Após cinco anos de trabalho, já temos a terceira maior rede estadual de Educação Profissional do País com cursos que beneficiam, cada vez mais, jovens e trabalhadores em todos os territórios de Identidade. Entendemos que é preciso prestar contas sobre o atendimento às demandas que foram passadas e que é preciso continuar avançando. Nesse processo, esperamos contar novamente com o respaldado de diferentes atores sociais por uma Educação Profissional cada vez mais acessível, inclusiva e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade”.
Serviço:
O que: Seminários Interterritoriais da Educação Profissional
Onde: Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Itapetinga
Data: 07 de junho de 2013
Horário: Das 8h às 18 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário