terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudantes realizam pesquisa para identificar problemas ambientais na Lagoa Cavada em Alagoinhas


A degradação da Lagoa Cavada, na cidade de Alagoinhas, se transformou em objeto de estudo para os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Alagoinhas/Litoral Norte (CETEP), Daniel Santos e Naomy Brito. Eles desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado “Identificação de poluentes e dos principais problemas ambientais da Lagoa Cavada, Alagoinhas –BA”.
O projeto está sendo apresentado até a próxima quarta-feira (dia 26), na 11ª Feira de Ciências e 2ª Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC 2012), no Campus Catu, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF  Baiano).

A Lagoa Cavada é um importante manancial de Alagoinhas que há alguns anos era destinado ao lazer, pesca e até banho, sendo muito frequentada pela população. Atualmente, segundo informações da professora Alessandra Maria Flores, orientadora do projeto de pesquisa, a Lagoa Cavada se transformou em depósito de lixo e destinação para esgotos domésticos.

“A avaliação in loco da lagoa, nos permite observar, apesar da presença de patos e garças no local, o grande acúmulo de lixo, águas escuras e fétidas, proliferação de mosquitos e a ausência de esgotamento sanitário na área do entorno”, afirmou.

Com a pesquisa, os estudantes pretendem mostrar o grau de contaminação da Lagoa. Para isso, a pesquisa foi divida em várias etapas. Os estudantes realizaram aulas de campo para observar quais fatores estariam impactando este ecossistema. Prepararam e aplicaram questionários junto aos moradores de conjuntos habitacionais no entorno do manancial e coletaram amostras da água que foram analisadas por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. As análises foram sobre a qualidade da água utilizando parâmetros físico-químicos (temperatura, cor, turbidez, sólidos em suspensão e dissolvidos, pH, dureza) e bacteriológica para aferir a existência de coliformes. O projeto também previu registros fotográficos, apresentação dos resultados à comunidade escolar, à comunidade local e do entorno da lagoa, por meio de maquetes e exposição de imagens fotográficas.

A professora Alessandra explica que os resultados obtidos são alarmantes. “A temperatura da água está altíssima, o que contribui para a proliferação de mosquitos. Outro resultado que impacta é o alto índice de turbidez da água, indicando uma quantidade de sólidos dissolvidos na água, o que comprova o processo avançado de poluição. “É grave a situação da lagoa, a poluição é tanta que pode atingir o aquífero de São Sebastião, alastrando a contaminação da água que por causa das condições de terreno é cristalina e considerada uma das melhores do mundo impulsionando a economia da cidade”, alerta.

De acordo com Alessandra, o que se espera com este projeto, é alertar as autoridades, quanto ao problema ambiental e a necessidade da adoção urgente de políticas públicas como de saneamento básico e esgotamento sanitário no entorno da Lagoa. Junto à população, a expectativa é promover uma sensibilização e maior conscientização sobre a Lagoa para uma melhor qualidade de vida, contribuindo para que os moradores adorem atitudes sustentáveis como a não deposição de lixo.

Por outro lado, a professora comemora o envolvimento e desempenho dos estudantes. Ações como estas reforçam princípios e diretrizes da Educação Profissional da Bahia que visa preparar jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no trabalho, de modo que se beneficiem e atendam às demandas do desenvolvimento socieconômico e ambiental das cadeias sócioprodutivas locais e dos Territórios de Identidade onde vivem.

Ressalta-se, que neste contexto, a questão ambiental é parte da matriz curricular da Educação Profissional independente dos cursos, pois estimula a formação integral do sujeito trabalhador, usa como base científica para o aprendizado das tecnologias as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens, além de estimular valores como: solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade, responsabilidade socioambiental e transformação social.

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