“Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. Este é o nome do livro lançado pela Editora Moderna durante o Fórum Social Mundial, que reúne debates e reflexões e contribuições sobre a atualização das Diretrizes da Educação Profissional Técnica (EPT) de Nível Médio no país. O livro está disponível para download no endereço eletrônico (clique aqui)
O livro mostra toda a trajetória de debates, audiências públicas e também os resultados do Seminário da Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília em 2010, sobre as novas Diretrizes Nacionais da EPT. Boa parte destas contribuições foram, inclusive, aproveitadas no parecer do Conselho Nacional de Educação.
Organizado por Eliezer Moreira Pacheco, ex-secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a publicação contém contribuições de vários especialistas da área, dentre os quais o superintendente da Educação Profissional da Bahia e doutor em Educação Profissional, Almerico Biondi Lima, a doutora em Educação e professora do Centro Universitário UMA, em Belo Horizonte, Lucília Regina de Sousa Machado, a doutora em Educação e professora colaboradora da Universidade Federal Fluminense, Maria Aparecida Ciavatta e a professora, também doutora em Educação, Marise Nogueira Ramos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, dentre outros.
Na primeira parte, o livro aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação, enfatizando questões como as competências profissionais, a formação integrada e o foco da educação profissional. A abordagem histórica sobre a EPT é destacada na parte dois, quando o leitor poderá conhecer melhor sobre a legislação pertinente e avanços significativos alcançados a partir de questões como o respeito à diversidade, a educação de jovens e adultos (EJA), a educação escolar indígena, a educação do campo e o ensino agrícola, as Conferências e o Fórum Mundial de EPT.
INCLUSÃO - A partir de reflexões sobre as políticas de qualificação profissional, trabalho, emprego e desenvolvimento, o professor Almerico Lima contribuiu com a publicação, ainda neste capítulo, discorrendo sobre o papel da EPT no desenvolvimento: para além do campo educacional. Para ele, “é preciso defender um desenvolvimento socioeconômico ambiental, em que a inserção do Brasil no mundo seja feita de forma independente, garantindo a cada um, individual e coletivamente, a apropriação dos benefícios de tal desenvolvimento”. Para ele o livro é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre a EPT no Brasil. “É uma leitura fundamental para aqueles que fazem ou se interessam pela EPT”, afirma.
No que se refere a conceitos e concepções, é possível verificar as contribuições dadas pelos especialistas sobre temáticas como: a formação humana integral, cidadania, trabalho, ciência, tecnologia e cultura enquanto categorias indissociáveis da formação humana, o trabalho como princípio educativo e a produção do conhecimento: a pesquisa como princípio pedagógico.
A parte quatro da publicação é dedicada a elementos considerados fundamentais para uma política pública educacional, a exemplo do quadro docente permanente e da formação continuada. Por último, o livro destaca a organização e desenvolvimento curricular.
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