Antes da transformação para Centro, a unidade contava com 24 turmas de Educação Profissional, nos cursos Técnicos de Comércio, Informática e Manutenção e Suporte, nas formas de articulação Ensino Médio e Integrado (EPI) e Proeja Médio. Atualmente, conta com 30 turmas e com a oferta de um novo curso técnico, o de Biocombustíveis, nas formas de articulação subsequente e EPI. O Centro também está sendo beneficiado com investimentos para construção de laboratórios e com a aquisição de novos materiais didáticos e pedagógicos para um melhor desempenho dos estudantes.
Joilson Silva Sampaio, diretor, diz que a comunidade reconhece o CEEP como referência da Educação Profissional voltada a beneficiar os jovens e trabalhadores com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. “Com a Educação Profissional, um leque de oportunidades surgiu para nossa comunidade. Hoje eles têm qualificação para atuarem no mundo do trabalho, novas perceptivas passaram a ser alcançadas. Temos formandos que já estão inseridos no mundo do trabalho e são profissionais críticos e participativos diante da sua realidade”, afirmou.
É o caso de Mateus Diogo da Silva, 19, formado pelo curso técnico em Comércio. Ele tem boas perspectiva de inserção no mundo do trabalho. “Com a formação que recebi por meio do curso técnico, já tenho reconhecimento profissional, isso é muito gratificante, me impulsiona a ter mais determinação e a querer sempre mais. E o melhor de tudo é saber que posso e já estou mudando a realidade da minha cidade e da minha região”, afirmou. Mateus Diogo faz parte da primeira turma de formandos do Centro. No ano passado, cerca de 80 jovens dos cursos técnicos em Comércio e Informática concluíram o curso e estão aptos para adentrar no mundo do trabalho.
Durante o período de formação, os estudantes se dedicam a projetos que contribuam para a sua formação integral. Os projetos seguem a concepção da Educação Profissional da Bahia que prevê a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. Um exemplo é o projeto “Tecnoart”. Por meio dele, os estudantes do Centro realizam palestras, oficinas e apresentações para a comunidade sobre formação profissional, responsabilidade social e inserção cidadã no mundo do trabalho.
Um outro exemplo é o “Balcão de atendimento” que está em fase de implantação e possibilitará aos estudantes do curso Técnicos em Comércio darem consultoria gratuita sobre temas como empreendedorismo. Já os estudantes do curso Técnico em Informática irão realizar manutenção preventiva em equipamentos de informática com a finalidade de diagnosticar possíveis defeitos, além de orientar sobre o uso adequado.
Joilson Silva Sampaio, diretor, diz que a comunidade reconhece o CEEP como referência da Educação Profissional voltada a beneficiar os jovens e trabalhadores com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. “Com a Educação Profissional, um leque de oportunidades surgiu para nossa comunidade. Hoje eles têm qualificação para atuarem no mundo do trabalho, novas perceptivas passaram a ser alcançadas. Temos formandos que já estão inseridos no mundo do trabalho e são profissionais críticos e participativos diante da sua realidade”, afirmou.
É o caso de Mateus Diogo da Silva, 19, formado pelo curso técnico em Comércio. Ele tem boas perspectiva de inserção no mundo do trabalho. “Com a formação que recebi por meio do curso técnico, já tenho reconhecimento profissional, isso é muito gratificante, me impulsiona a ter mais determinação e a querer sempre mais. E o melhor de tudo é saber que posso e já estou mudando a realidade da minha cidade e da minha região”, afirmou. Mateus Diogo faz parte da primeira turma de formandos do Centro. No ano passado, cerca de 80 jovens dos cursos técnicos em Comércio e Informática concluíram o curso e estão aptos para adentrar no mundo do trabalho.
Durante o período de formação, os estudantes se dedicam a projetos que contribuam para a sua formação integral. Os projetos seguem a concepção da Educação Profissional da Bahia que prevê a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. Um exemplo é o projeto “Tecnoart”. Por meio dele, os estudantes do Centro realizam palestras, oficinas e apresentações para a comunidade sobre formação profissional, responsabilidade social e inserção cidadã no mundo do trabalho.
Um outro exemplo é o “Balcão de atendimento” que está em fase de implantação e possibilitará aos estudantes do curso Técnicos em Comércio darem consultoria gratuita sobre temas como empreendedorismo. Já os estudantes do curso Técnico em Informática irão realizar manutenção preventiva em equipamentos de informática com a finalidade de diagnosticar possíveis defeitos, além de orientar sobre o uso adequado.
CEEPAMEV é o motor de propulsão do progresso na região.
ResponderExcluir