Durante a I Oficina para agricultores familiares, estudantes, produtores rurais e a sociedade civil do município de Canarana, irão aprender com os/as estudantes do curso técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, práticas de segurança alimentar, geração de renda, noções de higiene para manipulação de alimentos, conservação, armazenamento, processamento e industrialização dos alimentos. Além do resgate da importância sócio-econômica de produtos agrícolas cultivados na região como milho, palma e madioca. A atividade inicia hoje(dia 10) e vai até sexta- feira(dia 13). Está sendo realizada na própria Unidade.Os interessados poderão realizar inscrição na direção, portando CPF.
As oficinas discutirão temas como benefícios dos derivados da palma, do milho e da mandioca, como produzir a multimistura,a técnica da pintura em tecidos e da fabricação de produtos de limpeza ecológicos, a base de gordura. Carlos Ney, articulador do curso técnico, explica que em cada oficina será trabalhado um produto agrícola muito cultivado na região, por exemplo, a palma.
"Os agricultores usam a palma para alimentar os animais, não sabem que ele tem grande valor para alimentação humana. Nas oficinas, os agricultores serão conscientizados a reconhecer o valor nutritivo deste alimento para a saúde do homem”, explicou.
A I Oficina é uma ação do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA. Além de técnicos agrícolas da empresa, formandos em agropecuária da Unidade Escolar, e monitores do curso técnico em agropecuária serão responsável para ministrar o evento.
A perspectiva dos responsáveis por este projeto pedagógico é demonstrar como o Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, que é uma das 105 unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, além dos 46 Centros, cumpre sua função social e de extensão rural, ao disponibilizar informações, inovações, conhecimento técnico-científico e socioculturais ligados à agropecuária e ao meio ambiente regional.
A atividade se baseia no trabalho como princípio educativo da intervenção social e da construcão das tecnologias sociais, demonstrando como os futuros técnicos estão sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos diante da realidade em que vivem.
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