Por meio do projeto intitulado (Re) Valorização, Científica, da Caatinga, estudantes do curso técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Canarana, participarão do Programa de iniciação científica Popularização das Ciências, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Confira a lista com relação dos beneficiados.
Com esta experiência, o/a estudante deixará de ser mero observador-receptor, passando a participar da construção do próprio conhecimento, difundindo e popularizando a ciência e tecnologia, estimulando o ensino das ciências, utilizando atividades experimentais e de metodologia investigativa e indagadora.
Desta forma, incentivando os/as estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional para ingressarem no universo da pesquisa, está sendo colocado em prática um dos princípios pedagógicos do Plano de Educação Profissional da Bahia.
Projeto - Carlos Ney, professor orientador da pesquisa, explica que o objetivo do projeto é resgatar a valorização do bioma caatinga, demonstrando cientificamente, a importância desse ecossistema para as comunidades do município de Canarana. “Além disso, pretendemos promover estratégias de recuperação da caatinga do município de Canarana dando ênfase a recuperação da mata ciliar do Rio Jacaré, disse o professor.
Responsável pela drenagem parcial ou total de uma área de 22 municípios da região de Irecê e cidades circunvizinhas, a bacia hidrográfica do rio Jacaré, nasce em Barra do Mendes, e é uma das sub-bacias da margem direita do rio São Francisco. Segundo Ney, o Rio está localizado em um área de área de clima semiárido onde parte da população é dependente das águas deste rio para sobrevivência e para economia, devido os projetos de irrigação existentes. Até o inicio dos anos 90, a população usava suas águas para abastecimento", explicou.
Saiba mais sobre a FAPESB
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb é uma instituição de direito público, criada em 27 de agosto de 2001, por meio da Lei Nº 7.888. Seu principal objetivo é estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado. Suas ações são vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.
A Fapesb é constituída por um Conselho Curador, Diretoria Geral, Científica, Inovação e Administrativa, composto de 12 membros, que representam as Universidades, Centros de P&D, Setor Empresarial, Comunidade Acadêmica e Governo Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário