Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação |
Na semana que marca o Dia Internacional da Água,
celebrado no próximo domingo (22/3), estudantes da rede estadual de ensino
apresentam experiências desenvolvidas nas escolas que refletem atitudes
sustentáveis de cuidado com a água. É o caso da aluna Edna Moutinho, 17 anos, 4º
ano do curso técnico em Biocombustível do Centro Estadual de Educação
Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus.
Com colegas, ela desenvolveu um protótipo para captar água da chuva.
O trabalho consiste na captação por meio de materiais naturais e
recicláveis. “A água deságua no telhado, passa por uma bica de bambu, onde se dá
o processo de filtragem por meio de areia, telas e pedras. Depois, é jogada nos
reservatórios que, no caso, são as garrafas PET”, explica Edna Moutinho. A
estudante lembra que a água de chuva não é potável devido a contaminantes do ar
e, portanto, não serve para consumo humano. “Pode ser usada para serviços como
lavar o quintal, a roupa e o carro”, esclarece.
De acordo com a estudante, a ideia surgiu da consciência de que, sendo a
água um recurso finito, não deve ser desperdiçada. “Desejo aplicar o projeto na
casa da minha avó Luzia, no distrito de Rio do Engenho, porque foi lá que vivi a
minha infância e sei que será uma forma de conscientizar a comunidade local
sobre a importância da reutilização da água”, justifica.
Uso e Reúso – Outro ecoprojeto
que se destaca na rede estadual é o Uso e Reúso Racional da Água, do Centro
Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (Ceep), no bairro da Caixa
D´Água, em Salvador. O projeto consistiu, inicialmente, no domínio do
conhecimento sobre os impactos ambientais provocados pelo desperdício de água.
Depois, foi realizada uma campanha para o uso correto da água e energia
elétrica.
Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação |
A fase atual tem sido o monitoramento dos hidrômetros no Ceep e o controle
dos gastos de água e energia na escola por meio de um programa virtual,
oferecido pela Escola Politécnica da Ufba, parceira do projeto, que visa à
redução do consumo de água e luz, através da rede Teclim (Tecnologias Limpas). O
trabalho nasceu no ano passado. “O uso incorreto da água gera impactos na
natureza, causados pelo desperdício. Pequenas ações podem diminuir o consumo e,
de forma positiva, promover um uso melhor da água e da energia”, constata o
professor Sílvio Ribeiro, responsável pela coordenação do trabalho.
“O projeto conta com a nossa participação ativa e tem a proposta de
informar e envolver a comunidade escolar. Por meio desse trabalho, fomos a campo
para realizar as visitas técnicas, o que complementa o nosso aprendizado.
Estamos dando um passo importante para a nossa iniciação científica”, considera
a estudante-monitora Maressa Marcele, 17 anos, 4º ano do Curso de Meio Ambiente,
que trabalha juntamente com os colegas Flávio Reis, 15 anos, e Ian Santana, 16
anos, ambos do 2º ano do curso.
“Estou gostando muito de participar dos projetos
do Ceep Anísio Teixeira, como o aquecedor de água
via energia solar e o sistema
de irrigação com a água do ar-condicionado. Com eles, aprendi a valorizar mais
os nossos recursos naturais”, disse Ian Santana. O colega Flávio Reis acredita
que, ao promover uma maior divulgação dos impactos ambientais provocados pelo
descarte inadequado de água e o desperdício de energia elétrica nos ambientes,
está se propondo uma forma de ação proativa. “Estou gostando das nossas
experiências científicas e já penso em prestar vestibular para engenharia
ambiental”, diz.
Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação |
Fonte: Portal
da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário