Foto: Divulgação |
Consta na programação que haverá festival e concurso de culinária nordestina, Prêmio Bahia, rodada de negócios, além de exposição de animais, máquinas e equipamentos adaptados às atividades da agricultura familiar e seminários. O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, será um dos palestrantes do seminário “Educação do Campo” que traz como tema “Educação e formação profissional de qualidade são direitos dos povos do campo”. O público também participa do 3º Festival da Cultura da Bahia com apresentações de samba de roda, quadrilhas e shows de grupos culturais de Feira de Santana.
A Expoagrifam traz, ainda, 120 expositores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No local serão comercializados produtos in natura, processados e artesanais, originários da agricultura familiar, reforma agrária, economia solidária e quilombola.
O professor Evandro Campos de Souza, orientador da participação dos estudantes do CETEP no evento, considera a Expo como um espaço de troca de experiência, saberes e fazeres que irá enriquecer o aprendizado dos estudantes. “Eles irão ouvir diferentes vozes expondo a realidade dos agricultores familiares, poderão conhecer tecnologias sociais relevantes e reconhecer a importância destes trabalhadores para o Estado da Bahia. Um momento único que irá contribuir para o amadurecimento deles enquanto estudantes e sobre a futura atuação, a realidade que está em torno dela”.
Cecília de Almeida Santos, 32, estudante do curso técnico em Agropecuária, comenta que será um prestigio participar do evento. “Sou filha de agricultor familiar e atuo na área. Hoje, estou aqui no Centro aprimorando meus saberes e me sinto emocionada ao participar de um evento que reúne agricultores de toda a Bahia. Estarei lá enquanto trabalhadora rural e futura técnica em Agropecuária tendo a oportunidade de aprender muito mais e prestigiar o trabalho do meu povo”, refletiu.
Cléber Coelho Leite, 33, também estudante do curso técnico em Agropecuária, acredita que a atividade irá enriquecer as discussões que acontecem em sala de aula. “A Expoagrifam será um laboratório para que possamos conhecer ainda mais a realidade do homem do campo, os seus saberes e fazeres, além dos benefícios que recebem pelo nosso Estado para melhorar seu trabalho. Estou ansioso para participar da atividade e trocar todas estas novidades com meus colegas”.
A Expoagrifam é promovida pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).
Nenhum comentário:
Postar um comentário