Foto: Arquivo Direc 12 |
Além de professores, familiares, comunidade estudantil e do entorno da unidade escolar, a cerimônia contou com a presença do diretor da Diretorial Regional (Direc 12), professor Jivaldo Oliveira; do Secretario de Educação do município, Leonir Florianir e, representando a Suprof, a coordenadora da Assessoria de Informações Estratégicas da Suprof, professora Neivia Lima.
Andressa da Silva Santos, 18, é uma das estudantes beneficiadas pelo Pronatec. Ela e seus colegas participaram do curso no turno oposto ao qual estavam matriculados. “Era uma correria prazerosa. Passava o dia todo na escola aprendendo coisas novas. Tinha assuntos que o professor falava na sala de aula que sabia na prática, mas não tinha o conhecimento teórico. Hoje, tenho mais embasamento para atuar na área”, disse.
Luiz Carlos Lima Filho, professor do curso, ressaltou a importância da formação para a juventude. “Sou morador da comunidade e aqui atuo como professor. É muita honra ver meus conterrâneos tendo a oportunidade de somar e aprimorar habilidades que muitos deles exerciam sem ter acesso aos livros, a uma formação de qualidade. Hoje eles têm um certificado que respalda a qualificação recebida”, destacou.
Para Jivaldo Oliveira, diretor da Diretoria Regional de Serrinha (Direc-12), a certificação destes jovens significa uma ação de inclusão social. “Por meio da certificação, estamos também fortalecendo o desenvolvimento local com vistas a oportunizar a juventude do campo novas possibilidades de conhecimentos e formação integral em suas vidas”.
Sobre o Pronatec- Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria de Educação, que é ao mesmo tempo entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). As instituições parceiras são: Senar, Senai, IFba, Senac, Senat e Ifbaiano.
As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do Eja Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação que fazem os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados. Os cursos ofertados nas modalidades técnico de nível médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC) representam a introdução da dimensão trabalho no ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário