sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Estudantes de Arte Dramática realizam III Mostra Cênica no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Os estudantes do curso técnico de nível médio em Arte Dramática, do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, em Salvador, realizam ontem (dia 31), às 19h, a III Mostra Cênica com o tema “Epopéia do Boi Corisco ou a morte do vaqueiro desconhecido”. A atividade homenageou a cultura nordestina, relembrando o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, comemorado no ano passado. A Mostra foi aberta ao público e realizada na própria unidade escolar, localizada no bairro do Canela.
A atividade ressalta um dos objetivos da Educação Profissional da Bahia, de inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. Nesta perspectiva, o curso em Arte Dramática visa a formação dos estudantes, para que o futuro técnico possa realizar e apoiar atividades relacionadas á criação em teatro, cinema, áudio e vídeo. Poderá, também, atuar como ator, radioator, dublador, dublê, cenotécnico, bonequeiro, contrarregra, assistente de palco e de produção. Emprega métodos, técnicas e recursos de improvisação, atuação e normas de preparação corporal em espaços cênicos, como formas de expressão corporal e de imagens.
A Mostra Cênica é o resultado das atividades desenvolvidas nas disciplinas Técnica de Corpo para Cena I, orientada pelo professor Ricardo Fagundes, e de Artes, ministrada pela professora Priscila Pimentel. Graças aos conhecimentos adquiridos nestas disciplinas, e por meio do texto de cordel, os estudantes fizeram uso da linguagem corporal para dar vida aos personagens, bem como a criação de ambiente por meio de sons produzidos pelo corpo. “Eles ressaltaram a capacidade do ator em multiplicar-se na fiscalização de personagens, humanos e animais, e ambientes diversos sempre com o objetivo de contar a narrativa para a plateia”, explicou o professor Ricardo Fagundes.
Cristiane Barreto, coordenadora do curso, explica que a disciplina Técnica de Corpo para Cena I, fundamental para a realização da atividade, toma como ponto de partida o uso do mapeamento. O mapeamento é uma técnica que possibilita ao estudante compreender os limites do corpo para usá-lo no momento que esteja interpretando. A disciplina também abrange a experimentação teórica e a prática corporal. “A busca do corpo expressivo através de aquecimento, jogos e improvisações fez-se presente em todo momento, além de exercitar a capacidade de crítica e autocrítica durante as atividades propostas. A mostra é a consolidação de todo este aprendizado, além de ser um momento único para os estudantes, pois possibilita uma troca de saberes entre a comunidade escolar do ponto de vista palco/plateia”, explica.
Adson da Silva Brito, 30, estudante do curso técnico em Arte Dramática, diz que sente-se honrado em fazer um curso técnico em Arte Dramática na Rede Estadual de Educação Profissional: “Nós somos a primeira turma deste curso pioneiro na rede. O resultado apresentado ao público é a comprovação da qualidade do curso técnico, além de provar que é possível ter cursos na área de arte que alinhem a teoria com a prática. Quando estamos no palco, a teoria e a prática é algo único para atingirmos um único objetivo: transmitir a nossa mensagem, valorizando a arte”, afirmou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário