Suprof/Diretorias

Para garantir a implementação e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, o Governo do Estado criou, pelo Decreto Lei nº 10.955, de 21 de dezembro de 2007, a Superintendência de Educação Profissional (Suprof).

O papel da Suprof é garantir que os jovens e trabalhadores na Bahia acessem a Educação Profissional, tornem-se aptos para atender as demandas do mundo do trabalho e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

Compete à Suprof, planejar, coordenar, promover, executar, acompanhar, supervisionar e avaliar, no âmbito do Estado, as políticas, programas, projetos e ações de Educação Profissional, incluindo orientação e certificação profissional.

Diretorias da Suprof           


A Diretoria de Gestão e Planejamento da Educação Profissional (Dirgep) é responsável pela execução orçamentária e financeira da Superintendência da Educação Profissional (Suprof), realiza os processos de aquisição e contratação de serviços, analisa os planos de ação do ponto de vista financeiro, repassa os recursos e analisa a prestação de contas dos planos de ação da Educação Profissional executados pelos Centros e unidades de Educação Profissional. Implementa, junto à SUPEC demandas de reformas e equipamentos básicos para os Centros de Educação Profissional. Gerencia convênios, contratos e acordos de cooperação técnica com terceiros e executa os recursos oriundos de convênios firmados com o FNDE para aquisições, formação e realização de obras de ampliação e reforma.
e-mail: dirgep_suprof@gmail.com
Tel: (71) 3115-8920 (geral) - 3115-9157 (Licitação) - 3115-1316 (Financeiro) - 3115-9049 (Prestação de contas) - 3115-8977 (Plano de ação)

A Diretoria de Institucionalização da Educação Profissional (Direpi) é responsável pelo planejamento da oferta de cursos de Educação Profissional na rede estadual e pelo monitoramento da matrícula e do lançamento dos dados destes cursos no SGE, Censo Escolar e Sistec. Monitora a implantação e funcionamento dos Conselhos dos Centros de Educação Profissional. Cabe à Direpi implementar, junto à Sudepe, diretrizes para provimento, programação e\ou relocação de professores da rede de Educação Profissional.  Promove o acompanhamento e aperfeiçoamento da estrutura de funcionamento da rede de Educação Profissional. Também é responsável pela operacionalização do estágio curricular, pela promoção do cumprimento das Diretrizes e Normas Legais relativas e aplicáveis à Educação Profissional e junto com a Dirdep pela análise dos planos de curso.
e-mail: direpi@educacao.ba.gov.br
Tel: 71-3115-9024
Tel/fax: 71-3115-1477

A Diretoria de Desenvolvimento da Educação Profissional (Dirdep) é responsável pelo currículo dos cursos de Educação Profissional nas suas diversas formas de articulação e modalidades. Também é responsável pela implementação do projeto político pedagógico dos Centros de Educação Profissional, das matrizes curriculares e pelo acompanhamento das práticas pedagógicas e da formação continuada de professores que atuam na Educação Profissional. Juntamente com a Direpi, é responsável pela análise dos planos de curso e também pela análise da pertinência pedagógica dos planos de ação. Além disso, é responsável pela implementação de diretrizes e ações de orientação e certificação profissional, pela dimensão pedagógica do estágio curricular, pela estruturação do acervo bibliográfico técnico e geral para as bibliotecas técnicas e por ações de promoção da preservação da memória da Educação Profissional.
e-mail: dirdep@gmail.com
Tel: (71) 3115-9192 / 9020/ 1326
Tel/ fax: (71) 3115-9197

A Diretoria de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional (Dirpep) é responsável pela elaboração de estudos da demanda do mundo do trabalho em relação a ocupações e áreas de atividade em que seja necessária a criação de cursos específicos, de acordo com os Territórios de Identidade e elabora estudos e propostas de oferta dos cursos coerentes com a demanda. Também colabora na criação de instrumentos de disseminação da produção científico-acadêmica da superintendência (publicação impressa e/ou digital).
e-mail:dirpep.suprof@gmail.com
Tel: (71) 3115-8930
Tel/Fax: (71) 3115-1334